Led Zeppelin

Hello! Nesta semana na Música do blog, eis uma das bandas mais importantes de sempre da História do Rock, sendo uma das mais influentes d...

Hello!

Nesta semana na Música do blog, eis uma das bandas mais importantes de sempre da História do Rock, sendo uma das mais influentes de todos os tempos.

The Beggining

Em 1966, Jimmy Page entrou numa banda de rock influenciada pelo Blues, os Yardbirds, para substituir o baixista Paul Samwell-Smith. No entanto, Page assumiu a guitarra principal, criando um dueto com o guitarrista de apoio Jeff Beck. 
Com a saída de Beck em Outubro de 1966, os Yardbirds – cansados de tours constantes e gravações – começaram em decadência. Page queria formar um “supergrupo” com Beck nas guitarras, e alguns membros do The Who – o baterista Keith Moon e o baixista John Entwistle, porém isso não chegou a acontecer.

A primeira escolha de Page para o vocalista foi Terry Reid, porém Reid recusa a oferta e sugere Robert Plant, um cantor de Stourbridge para as bandas The Band of Joy e Hobbstweedle. Plant  aceita e recomenda o ex-baterista da banda The Band of Joy, John Bonham.

Robert Plant e Jimmy Page

Quando Dreja ( ex-baixista dos Yardbirds) abandonou o projeto para se tornar  fotógrafo (mais tarde ele tiraria a fotografia que aparece na parte de trás do primeiro álbum do Led Zeppelin), John Paul Jones, pela sugestão da sua mulher, contactou Page sobre a vaga para vocalista. Conhecendo Jones por algumas sessões de música, Page concorda em deixá-lo entrar na banda como o membro final.
Os quatro tocaram juntos pela primeira vez em uma sala próxima a uma gravadora na rua Gerrardem Londres.



Em setembro de 1968 começaram a gravar o seu primeiro álbum de estúdio, ainda sob o nome de Os Novos Yardbirds. No entanto, Dreja avançou com notificações e ações judiciais.
Como tal, tiveram que mudar de nome...E eis como surgiu um dos melhores nomes da História do Rock & Roll.



The Rise of the Name



O novo nome surgiu da ideia de Keith Moon e John Entwistle que sugeriram que o supergrupo que iria cair como um balão (“lead balloon” uma figura de linguagem britânica para uma ideia que não tinha muitos fundamentos).

O grupo retirou a letra A do “lead” por uma sugestão do manager, Peter Grant e a palavra “balloon” foi transformada em “zeppelin”, talvez por um exagero humorístico por parte dos músicos, mas para Page o nome criado  tornou-se a combinação perfeita de leve e pesado, combustibilidade e graça.


To The Top

A 14 de Outubro de 1968, a banda anunciou o novo nome e tocou pela primeira vez na Universidade de Surrey, em Guildford. 

Led Zeppelin debuta, com o álbum Led Zeppelin I sendo liberado para as vendas nos Estados Unidos durante a digressão de 12 de Janeiro de 1969. 
De acordo com Steve Erlewine, os seus memoráveis riffs de guitarra, ritmos rápidos, blues psicadélicos e dicas da cultura inglesa, fizeram com que a banda criasse um “ponto significativo para a evolução do hard rock e heavy metal”.

Plant não recebeu nenhum crédito por compor letras, pois estavam sob contrato da CBS Records. 
O álbum teve bastante sucesso e alcançou a posição de numero 10 nos rankings americanos e número 6 nos rankings britânicos.




No ano seguinte, lançaram o Led Zeppelin II. Gravado em vários estúdios norte americanos, e foi um sucesso ainda maior do que o primeiro álbum, alcançando a primeira posição no ranking americano e britânico.

O álbum no entanto, desenvolveu ideias estabelecidas no primeiro álbum, criando um trabalho com um som direto que era “heavy e hard, brutal e direto” cujo se tornaria no futuro altamente influenciável e frequentemente imitado.



Os seus álbuns foram indivisíveis, com muitas experiências musicais, e Grant continuou com uma postura agressiva sobre a parte lucrativa dos álbuns. Mesmo sem o voto da banda, ou sobre protesto deles, algumas canções foram divulgadas como singles, particularmente nos Estados Unidos. Em 1969 uma versão editada de Whole Lotta Love, do seu segundo álbum e foi divulgada como um single nos Estados Unidos.


Alcançou a posição de número quatro no ranking de singles em Janeiro de 1970, vendendo pouco mais de um milhão de cópias e ajudando a aumentar a popularidade da banda. Com o aumento de popularidade, o grupo começou a ter aparições na televisão, sempre destacando a preferência de que os fãs os ouçam e os assistissem ao vivo.


Para o terceiro álbum, Led Zeppelin III, Page e Plant foram à Bron-Yr-Aur, um chalé em Gales, em 1970. O resultado foi um som mais acústico que era fortemente influenciado pela música e cultura celta, e mostrava a versatilidade da banda.

O rico som acústico do álbum inicialmente recebeu mixs, com críticas e fãs admirados pela mudança de arranjos eléctricos dos dois primeiros álbuns, aumentando a hostilidade com a imprensa musical. Novamente atinge os primeiros rankings americanos e britânicos, porém esse álbum seria o pior dos cinco primeiros álbuns a manter-se no topo.

A canção inicial do álbum, Immigrant Song, foi lançada em Novembro de 1970, como um single nos Estados Unidos para combater outras bandas, alcançando o top 20 de singles.




Fame 

Nos anos 70 Led Zeppelin alcançou novos padrões comerciais e críticos que fizeram com que eles se tornassem um dos grupos mais influentes da época. A imagem da banda também começou a mudar quando começaram a vestir roupas elaboradas, de flamboyant.

Led Zeppelin começaram a viajar num jato particular (apelidado de Starship), alugando setores inteiros de hotéis (incluindo o Continental Hyatt House conhecido por a Casa da revolta), tornaram-se assunto de histórias frequentes sobre depravação. 


O quarto álbum de Led Zeppelin foi lançado a 8 de Novembro de 1971. Não havia nenhum título ou nome da banda na capa original, pois o grupo queria ser anónimo e evitar a imprensa. O álbum continuou oficialmente sem nome, e é mais conhecido por Led Zeppelin IV, apesar de vários o chamarem de Untitled IV ou após a aparência dos quatro símbolos da banda: Four Symbols, Zoso ou Runes. 
Led Zeppelin IV é um dos melhores álbuns best-selling da história e a sua massiva super popularidade fez com que a banda se tornasse uma das mais populares na época e um mito para o presente e o futuro.

O próximo álbum de Led Zeppelin, Houses of the Holy, foi lançado em 1973. O álbum continha um experimento, onde expandiram o uso de sintetizadores e orquestras mellotron. A canção Houses of the Holy não aparece nesse álbum, mesmo tendo sido gravada na mesma época. Ela foi lançada em 1975 no álbum Physical Graffiti.
A predominante cor laranja do álbum Houses of the Holy mostra imagens de crianças nuas escalando a calçada dos gigantes, na Irlanda. Porém, as crianças não eram mostradas frontalmente. Essa capa foi controvérsia até ao lançamento do álbum.



O álbum chegou ao topo, e Led Zeppelin consequentemente quebrou os recordes de público nos concertos em 1973.

Em 1975, o álbum duplo do Led Zeppelin, Physical Graffiti, foi o primeiro lançado sobre a marca Swan Song. Era constituído por quinze canções, cujo oito foram gravadas no Headley Grange em 1974, e as outras sete foram gravadas depois. 
Uma review da revista Rolling Stone referiu-se ao Physical Graffiti e ao Led Zeppelin como “material respeitavelmente artístico”, adicionando que as únicas bandas que o Led Zeppelin teria que competir pelo título de melhor banda do mundo eram os Rolling Stones e os The Who.

O álbum foi um massivo sucesso crítico. Um curto período após o lançamento de Physical Graffiti, todos os álbuns anteriores do Led Zeppelin re-entraram no top 200 de álbuns, fazendo com que a banda entrasse noutra digressão norte americano, agora colocando sistemas de luz e som mais sofisticados. Em maio de 1975, Led Zeppelin tocaram cinco noites com super lotação na Earls Court Arena em Londres, que era na época a maior arena britânica.

Presence, lançado em março de 1976, marcou uma mudança no som do Led Zeppelin, para um ritmo mais avançado com novas guitarras, mudando o estilo perto dos outros álbuns.

Apesar de ter sido um disco de platina, a recepção de Presence estava misturada entre críticas e fãs, com alguns críticos sugerindo que a banda estava se perdendo. Page começou a usar heroína durante a gravação de Presence, cujo pode ter afetado digressões ao vivo e gravações de estúdio futuras, apesar disso ter sido negado por Page.
Jimmy Page

















When One is Down, The Band is Down

Em 27 de Junho, num concerto em Nuremberg, Alemanha, foi encerrado na metade da terceira canção quando Bonham colapsou no palco e foi levado para o hospital. 

Ele continuou a beber bastante quando chegou ao estúdio. Os ensaios foram finalizados no fim daquela tarde, e banda se retirou para a casa de Page. Após a meia noite, Bonham, que havia acabado de desmaiar de sono, foi carregado para a cama. Às 13:45 do dia seguinte, Benji LeFevre (novo manager de tours da banda) e John Paul Jones encontraram Bonham morto.

A causa da morte foi asfixiação do seu próprio vomito. A autópsia não revelou nenhum outra droga no corpo de Bonham. John Bonham foi cremado a 10 de Outubro de 1980 e as suas cinzas foram enterradas na igreja Rushock em Droitwich, Worcestershire.


The End and The Mith

A banda terminou em dezembro de 1980, três meses após a morte de Bonham e desde então que recusaram ofertas para voltar aos palcos. A única exceção ocorreu em dezembro de 2007 quando o trio remanescente se uniu ao baterista Jason, filho de John Bonham, para um concerto em homenagem ao executivo da indústria fonográfica Ahmet Ertegun. 
Foi uma noite especial em que tocaram “Stairway to Heaven”, “Black Dog” e “Since I’ve Been Loving You”, entre outras. 
A apresentação saiu em CD duplo, um DVD e um Blu-ray, lançados mundialmente.


Nunca mais irá haver uma banda como os Led Zeppelin,. Eles são incomparáveis, talentosos, grandiosos, deuses que apresentaram uma outra forma inovador de criar tempestade no Rock e com os seus cabelos que desafiavam a própria gravidade.


Até à próxima




You Might Also Like

2 Comments

  1. Foi um prazer para mim trabalhar contigo neste tema... amo bastante o teu blog desde o inicio, é um blog que faz a diferença, dada a sua diversidade infinita de temas, vamos rezar para que haja uma volta dos Led Zeppelin aos palcos, pelo menos já há rumores disso.. AMO-TE <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por me teres ajudado neste tema amor. Amo te muito
      PS: Se eles voltarem, vamos ver!!

      Eliminar