Lana Del Rey : The Sadness brings me Hapiness

Hey! Hoje no post sobre a Música vou falar sobre a Lana Del Rey, uma das minhas artistas preferidas. Com o seu estilo vintage e hindie q...

Hey!

Hoje no post sobre a Música vou falar sobre a Lana Del Rey, uma das minhas artistas preferidas. Com o seu estilo vintage e hindie que nos remota para a década de 50-60, a sua voz única mezzo soprano e as suas melodias e letras que acentam na perfeição quando a ouvimos, porque sentimos a dor, o sofrimento, a angústia e toda aquela atmosfera depressiva e triste que nos leva a um puro estado de melancolia...



Mas quem é Lana Del Rey?

Nasceu como Elizabeth Woolridge Grant em Nova Iorque a 21 de junho de 1985 para além de ser cantora é também compositora, modelo fotográfica, atriz e roteirista.

Del Rey começou a compor com 18 anos e começou a apresentar as suas músicas em bares de Nova Iorque aos 21 anos, apesar de ter chegado a assinar um contracto com editoras, Lana só conseguiu alcançar o sucesso musical em 2011, usando a sua própria conta do VEVO onde lançou o seu primeiro single que viria a ter sucesso "Video Games" feita por ela mesma a montagem do video que tinha um ar bem hindie, original, diferente e a voz única e beleza de Lana.

Rapidamente o vídeo se tornou um sucesso e com isto, em 2012 lançou o seu primeiro álbum de estúdio sob o nome artístico Lana Del Rey, intitulado Born to Die, mas que já era o seu segundo ( e à 2ª vez foi de vez) Estreou na posição #2 na Billboard 200 dos Estados Unidos e é o quinto álbum mais vendido de 2012!

Lana em "Video Games"




Lana "Blue Jeans"

Born To Die é um álbum único que palavras não chegam para explicar a sonoridade das suas poderosas canções. Tanta letra e tanta melodia e nota certa no ritmo adequado, é simplesmente genial! Há tanto que estava à espera de uma artista como ela, que te entende, que parece que és tu que escreves as letras e compões a música que lentamente te conduzem simplesmente a um estado de "estou no momento" e "as memórias", porque elas evocam muitas das memórias que tu tens...Como é que possível? Porque ela sente a dor, o sofrimento, o vazio... E a dor transformar-se numa criatividade absolutamente sobrenatural.

As músicas de Del Rey destacam-se pelo o seu som cinematográfico e as suas referências a vários aspectos da cultura pop, e hip-hop remetendo-nos o glamour decadente da década de 1940 de Hollywood e do sonho americano. 
A cantora descreveu-se como uma "gangsta Nancy Sinatra". 
É evidente as influências musicais de Elvis Presley, Amy Winehouse, Nina Simone, Billie Holiday, Janis Joplin, Nirvana, Kurt Cobain, Axl Rose, Bruce Springsteen e Lou Reed bem como a poesia de Vladimir Nabokov e Walt Whitman e os filmes noir de David Lynch...Uma mente bem abastrata...
Lana também toca piano e guitarra, apesar de não tocar muitas vezes nos seus concertos.



As suas performances são sempre com uma atmosfera calma, com Lana e o seu microfone de fio, os seus vestidos dos anos 60  a sua expressão triste ou talvez vazia e a sua voz que lentamente ecoa nos nossos ouvidos como a sonoridade perfeita para o momento.








Durante os anos seguintes, até hoje, Lana é um fenómeno por todos os cantos do mundo.

Em agosto de 2015, Lana, com agora 31 anos, lançou o seu 4º álbum de estúdio "Honeymoon" e mais uma vez Lana não desiludiu, manteu-se fiel aos seus ideias e arriscou por ter melodias e ritmos um pouco diferentes mas que nunca saem daquele registo musical.







Curiosidades:
  • No dia 5 de dezembro de 2013 Lana Del Rey lançou o seu primeiro e tão aguardado curta-metragem intitulado "Tropico". O filme conta a história de Adão e Eva nos tempos atuais, desde o Jardim do Éden, até chegar a uma Los Angeles dos dias atuais. O vídeo traz um visual sombrio e de temas bíblicos como a história de Adão e Eva, baseando-se no pecado e na redenção. "Tropico" também traz Lana Del Rey em diversas situações diferentes. Em uma delas, Lana se encontra no Jardim do Éden, onde estão presentes também, Elvis Presley, Jesus Cristo e Marilyn Monroe e em seguida, a cantora, que interpreta Eva no curta, cai em um clube de striptease em Los Angeles junto com Adão (interpretado pelo modelo Shaun Ross). "Tropico" traz três músicas presentes no EP "Paradise". São elas: "Body Eletric", "Gods and Monsters" e "Bel Air". "Tropico" foi escrito pela própria cantora e dirigido por Anthony Mandler, que já havia trabalhado com Del Rey nos clipes de "National Anthem" e "Ride". O irmão de Lana Del Rey, Charlie Grant, também fez uma curta aparição no vídeo. O curta possui 27 minutos de duração. "Tropico" foi primeiramente exibido no Cinerama Dome em Hollywood, Los Angeles, Califórnia, nasua Première. Lana Del Rey utilizou suas redes sociais para divulgar o evento e convidar os fãs para que assistissem ao curta junto com ela. Ela distribui ingressos grátis para todos os fãs que aguardavam na fila do local e custeou todo o evento sozinha. Um dia depois, "Tropico" foi divulgado no site oficial da VEVO e alguns dias depois, foi novamente divulgado no canal oficial da cantora no You Tube, obtendo mais de 1 milhão de acessos.
         Dias depois, Lana Del Rey lançou um EP no iTunes, intitulado "Tropico", contendo o vídeo do curta-metragem e todas as músicas presentes no mesmo.

Capa de "Tropico"


  • Lana Del Rey afirmou ter sofrido de dependência de álcool na adolescência. Aos 15 anos, os seus pais a enviaram para um internato em Connecticut, onde ela estudou por três anos e conseguiu ficar sóbria  "Eu bebia muito na época. Gostava de beber todos os dias. Eu bebia sozinha, e achava o conceito daquilo tão legal. Em grande parte do que escrevi em Born To Die é sobre esses anos. Quando escrevo sobre uma perda que tive, eu estou falando sobre o álcool, porque esse foi o primeiro amor da minha vida. Os meus pais estavam preocupados, e eu também. Eu sabia que aquilo era um problema quando percebi que gostava mais de fazer aquilo do que qualquer outra coisa. Eu pensei, 'eu estou fodida. Eu estou totalmente fodida'. No momento achas que é bom e  que tens um lado obscuro, e é interessante, mas então percebes que esse lado escuro ganha cada vez mais força se decidires entrar nele. Foi a pior coisa que já aconteceu comigo."   "Às vezes quando escrevo sobre meu sentimento, estou na verdade escrevendo sobre como me sentia quando estava embriagada, o que era bom até não funcionar mais. Pensar em nunca mais beber foi muito assustador, mas uma vez que parei não foi mais difícil, porque todos esses milagres aconteciam e me lembravam que estava no caminho certo."


 Atualmente namora com Francesco Carrozzini.

 
 













E é isso gente! Como não amar Lana Del Rey?

Espero que tenham gostado do post!

Até à próxima,

XO,
Andie.



You Might Also Like

0 Comments