Nirvana

Hello! Hoje no post sobre a música: os Nirvana. É uma das minhas bandas preferidas, uma das bandas que mudou o mundo por completo e de c...

Hello!
Hoje no post sobre a música: os Nirvana. É uma das minhas bandas preferidas, uma das bandas que mudou o mundo por completo e de certo o agitou e revolucionou com as suas guitarras distorcidas, letras pessoais de Kurt e a sua voz linda e meio rouca... E esta banda fez me perceber que não estou sozinha que há mais pessoas que sentem se incompreendidas...

The Begginig

Kurt Cobain e Krist Novoselic conheceram-se na sua cidade natal (Aberdeen, Washington ) no liceu em 1985.
Os dois acabaram por se tornar amigos enquanto frequentavam ensaios do Melvins (banda muito conhecida no cenário local). Cobain queria formar uma banda com Novoselic, mas Novoselic não queia ouvir a fita demo do projeto Fecal Matter ( projeto de Kurt).
Após três anos dos dois se encontrarem pela primeira vez, Novoselic notifica Cobain que tinha ouvido finalmente a demo do Fecal Matter que Cobain lhe tinha dado, e sugere que eles comecem uma banda. Os dois recrutam Bob McFadden na bateria, mas depois de um mês, o projeto desfaz-se.




Durante os primeiros meses, a banda passou por uma série de nomes, começando como Skid Row e depois Pen Cap Chew, Bliss e Ted Ed Fred até que ficaram finalmente conhecidos como os Nirvana, pois Cobain queria um nome que fosse bonito ou agradável e este nome Kurt descobriu que estava ligado ao Budismo e gostou bastante do seu significado: "estado de libertação atingido pelo ser humano ao percorrer sua busca espiritual".


The Sucess is Rising


Depois de entradas e saídas de alguns bateristas, entre eles Dale Crover dos Melvins,o grupo "estabilizou" com Chad Channing.

Lançaram o seu primeiro single em novembro de 1988, Love Buzz. Em novembro, com a produção de Jack Endino, começam a gravar Bleach, que pode ser visto como uma mistura do Black Metal do Celtic Frost, com o The Smitheerens.

Bleach em alguns aspectos soa como um álbum cru, porém poderoso, faixas como About a Girl, Love Buzz, School, Negative Creep foram tocadas em todos os concertos que a banda realizaram ao longo dos anos.
Entretanto, Chad Chenning é afastado da banda com a desculpa que o Nirvana queria uma bateria mais suave e com a sugestão de Buzz Osbourne dos Melvins, Dave Ghrol é chamado para assumir a bateria.
Esta seria a formação definitiva dos Nirvana.




About Kurdt

Tenho que falar um pouco sobre Kurt Cobain que foi graças a ele, à sua persistência e criatividade, que a banda nasceu. Num outro post, irei falar mais sobre a sua vida e a sua controversa morte, da qual tenho muito a dizer...

Desde criança Kurt falava que seria um astro de rock. O seu interesse por música veio desde cedo; a sua tia Mary havia lhe dado um disco dos Beatles e o seu tio Chuch, a sua primeira guitarra. Ele começou a ter aulas na adolescência, quando se interessava por heavy metal e aprendeu a tocar Stairway to Heaven (Led Zeppelin) e Black in Back (AC/DC).

Pelo o que eu vejo em entrevistas e frases, Kurt era uma pessoa extremamente sensível e com demasiada empatia pelo mundo, e apesar de não demonstrar, os amigos dizem que ele era bastante brincalhão. Era uma pessoa super criativa e talentosa mas que não via isso nele, pelo contrário, estava sempre se auto desprezar talvez devido ao seu passado na infância que claramente o marcou sempre muito. Kurt era Nirvana e Nirvana era Kurt. Mas sei que tanto como Dave e Kris eram e são grandes músicos que também foi graças a eles que Nirvana foi o que foi. Todos encaixavam como um puzzle e todos eram importantes.
Nada nem ninguém jamais o pode substituir, porque ele era único. Adorava tê-lo conhecido e ter tido a oportunidade para conversar com ele...
Todas as suas canções são lindas e poderosas que somente uma pessoa como o Kurt poderia escrevê-las. Transcendem genialidade, criatividade e poesia que partilham a emoção de tristeza e de ser incompreendido com todos aqueles que entendem este sentimento de estranheza no mundo.




















Mas foram as raízes punks e hardcore que definiram o som dos Nirvana. Em meados da década de 80, bandas como os Melvins e Sonic Youth, atraíam muitos fãs, sendo que Kurt Cobain tornou-se também um deles.

The Melvins

Kurt Cobain e vocallista dos Sonic Youth


















É claro nas suas letras a evidência da tristeza e as drogas que envolviam Kurt...
Ainda antes do lançamento do segundo disco, em 1991, Kurt já apresentava problema com as drogas, o que percorreria toda a trajetória do Nirvana. Segundo Kurt, a heroína (que havia experimentado um ano antes) o ajudava a fugir das dolorosas dores de estômago que o atormentavam.



Quando Nervermind foi lançado, Chad Channing já havia sido substituído por Dave Grohl, ex-baterista da Scream. Finalmente, Kurt e Krist haviam encontrado na fúria da bateria de Grohl, o elemento fundamental para fazer a “magia do Nirvana funcionar”.
Nesse ano, Nevermind tirou o disco Dangerous, de Michael Jackson, do topo das paradas americanas, porém Kurt deteorizava-se de dia para dia, física e mentalmente. 



O hino grunge, Smells like teen spirit, (na época veiculado incessantemente pela MTV), é uma das canções de Nevermind. Esta expressão significa “fede a espírito adolescente” e constava de uma frase nas paredes do quarto de Cobain. Para essa composição, ele se inspirou em Tobi Vail, uma antiga namorada que usava um perfume chamado “Teen Spirit”.


















Nesta época, os Nirvana já tinham alcançado grande popularidade sendo chamados para muitas entrevistas e acabaram por realizar uma apresentação no programa “Saturday Night Live”.
No entanto, quanto mais fãs e concertos, mais Kurt Cobain isolava-se no seu próprio mundo, induzido pelas drogas. 













Em 1991, a banda havia assinado contrato com a Geffen Records, que lançou no ano seguinte Incesticide, uma compilação de lados B do grupo. Este álbum foi bom para a ansiedade dos fãs que ansiavam por material novo dos Nirvana.

A gravação do terceiro álbum dos Nirvana foi adiada, devido a problemas de saúde de Kurt; ele foi hospitalizado várias vezes com problemas crónicos de estômago.
Em 1993, finalmente é lançado In Utero, terceiro disco do Nirvana. Para as letras das canções deste álbum, Kurt inspirou-se na família, da qual já faziam parte Courtney (casaram-se em 1992) e a sua filha Frances já tinha nascido.
A música Heart-Shaped Box originou-se de uma caixa de papel de seda que Courtney havia lhe dado quando se conheceram. Em setembro deste mesmo ano, o Nirvana seguiu por uma digressão de três meses pela América do Norte, além de gravar o MTV Unppluged que foi um sucesso, vimos os Nirvana num registo acústico e mais calmo. 

In Utero é o trabalho preferido de Novoselic, assim como o de muitos críticos. Imagens de nascimento, morte, sexualidade e vício são retratadas nas músicas deste disco.
Depois do lançamento do terceiro disco, o Nirvana embarcou para uma digressão pela Europa no início de 1994, apesar de Cobain encontrar-se cansado das viagens - em Roma, ele tem uma overdose e as apresentações da banda são canceladas em fevereiro.

Os Nirvana também passaram por Portugal, no dia 6 de Fevereiro de 1994 em Cascais (dava de tudo para ter nascido muito antes e ter os visto) , uma das últimas passagens de Kurt pelo palco...


Bilhete dos Nirvana em Portugal que custou apenas 20€!

Nirvana em Portugal




















Dois meses depois, Kurt morreu. O mundo perdeu a vida, a sua morte foi sentida por todos os fãs por todos os países, e os Nirvana passaram a ser História.

Com apenas 3 Discos, alcançaram uma geração e geraram um grande movimento, o Grunge, ficando para a História do Rock e sem dúvida uma das melhores bandas de todos os tempos.
Após a morte de Kurt Cobain, Novoselic e Grohl partiram em carreiras separadas, sendo que Grohl tornou-se o mais bem sucedido, formando o Foo Fighters em 1995. 

Em 2014, foram homenageados pelo Hall of Fame em que Kris e Dave (na bateria e no baixo) tocaram "Lithium", "Smells Like Teen Spirit" e "All Apologies" contando com a participação nos vocais de apenas mulheres como St.Vicent; Joan Jett; Lorde e Kim Gordon (Sonic Youth).

Os Nirvana serão imortais para sempre, e não importa o ano ou idade,irão sempre ter fãs por todo o mundo atravessando gerações e gerações.





XO,







You Might Also Like

2 Comments

  1. Ficou excelente :) Eu conheço a dimensão do teu sentimento pelos Nirvana, especialmente pelo Kurt Cobain. Infelizmente não poderemos ir juntos assistir a um grandioso concerto deles, seria algo fantástico..

    ResponderEliminar