Chuck Berry: The King

Hello! Hoje na Música do blog um dos grandes mestres do Rock, Chuck Berry, sim podem agradecer a este senhor por todas as bandas de rock ...

Hello!

Hoje na Música do blog um dos grandes mestres do Rock, Chuck Berry, sim podem agradecer a este senhor por todas as bandas de rock que se sucederam, pois ele foi a influência para muitas delas, para não dizer todas...



Charles Edward Anderson Berry foi um dos precursores do rock and roll e um dos maiores representantes. Nasceu a 28 de outubro de 1926 em St. Louis no estado do Misouri nos Estados Unidos e acabou por falecer recentemente aos 90 anos, no dia 18 de março.
Desde criança que era apaixonado pela música, em corais evangélicos, levado pelo pai que era pastor protestante. 

Aos 14 anos teve a sua primeira guitarra, após ter estado num reformatório por furto.
Quando saiu do reformatório, Berry estava desinteressado e perdera a motivação para a música e trabalhou alguns anos numa fábrica de automóveis.  
Somente em 1946, voltou a tocar e em 1952, a motivação e inspiração voltaram, começou a tocar profissionalmente numa banda blues-country, Chuck Berry Colombo.
 E a cada palco que Chuck e a sua banda pisavam, Chuck tornava-se cada vez mais reconhecido e a atração do público para a sua performance única e genial levantavam muitas pessoas de pé e aplaudir e a dançar ao som do Rock&Roll.

Excelentes músicos acompanhavam Chuck que é importante realçar como Eddie Hardy (baterista) e Johnnie Johnson (o homenageado oficial da música Johnny B. Goode), cujo Berry apelidava de "O melhor pianista".


Em 1955 iniciou a sua carreira na Chess Records em Chicago. Gravou (com Willie Dixon no piano) duas músicas: "Ida May" (mais tarde regravada como "Maybellene") e "Wee Wee Hours". 
O single chegou ao quinto lugar nas paradas de sucessos dos EUA. 
Menos de um ano depois, Berry já vendia mais discos que todo o staff da gravadora. Misturando o country e o blues, com narrativas sobre o quotidiano da juventude, o amor e carros velozes, estourou naquele mesmo ano com "Maybellene".

O toque inconfundível da sua guitarra imortalizou hits como: "Johnny B. Goode" (1958), "Roll Over Beethoven" (l956) e "Sweet Little Sixteen" (1958)
O segredo para conquistar os seus ouvintes e fãs era prestar atenção na reação de sua audiência e dar a ela o que queria. 
Tinha uma incrível presença no palco, enquanto tocava a guitarra, gesticulando, correndo e fazendo o seu clássico "duck-walk". Por essa razão sua música atravessou gerações, pois a sua música comunicava sempre com os jovens.
























Não era raro o músico que não estava envolvido em polémicas, faz parte do Rock e devido a uma delas, por levar uma prostituta de quinze anos para trabalhar num dos seus bares, foi condenado em 1962 e cumpriu dois anos.
Após isto acontecer a sua carreira não voltou a ser a mesma...

No entanto, em 1972  Chuck voltou em grande com "My Ding A Ling" sendo o seu maior sucesso. 



Contudo em 1979 teve novamente problemas com a justiça e em 1990 foi preso sobre acusação de ter instalado uma micro-câmara nas casas de banho das mulheres no seu restaurante.



Em 1986 tornou-se um membro inaugural do Hall da Fama do Rock and Roll. A sua autobiografia foi publicada em 1988.

Chuck Berry é um ícone que estabeleceu o rock como uma forma musical e uniu o mundo dos negros e brancos na música. Influenciou Elvis Presley, The Beatles, Rolling Stones, entre muitos outros.

Até 2017 continuava a tocar os seus êxitos e juntava-se com outros músicos de renome para atuar em grandes palcos e pegava na sua guitarra e mesmo com 90 anos ainda conseguia fazer magia com ela.

Deixo vos agora um video excelente com grandes nomes 


XO,






You Might Also Like

0 Comments