#13 Razões para Assistires 13 Reasons Why

Hello! Okay provavelmente já ouviram ou leram esta frase "13 Reasons Why", uma das séries que tem tido mais impacto e como é ó...

Hello!

Okay provavelmente já ouviram ou leram esta frase "13 Reasons Why", uma das séries que tem tido mais impacto e como é óbvio uns amam e outros odeiam. Eu AMO A SÉRIE. 
Há quem diz que incute ao suicídio, o que é totalmente errado e não perceberam a verdadeira essência da série, que é exatamente o contrario, prevenir o suicídio e alertar a sociedade que este continua a ser uma estatística todos os dias.
Eis então as 13 Razões para Ouvires e Assistires ao 13 Reasons Why...

1- Aborda Temas importantes e reais que são ignorados pela sociedade:

Na série, inspirada num livro e com produção executiva da cantora e atriz Selena Gomez, Hannah é uma adolescente dos EUA vítima de problemas mais comuns do que gostaríamos: bullying e cyberbullying, sexualização das mulheres, machismo, assédio, falta de diálogo com a família, depressão
Nada disto é nada demais?? Pois então, volta a ler...



2- Hannah Baker 

Hannah é uma adolescente que não tem aquele perfil cliché das pessoas que se suicidam. 
O que mostra que todos nós podemos vir a sofrer de bullying, assédio sexual ou depressão. 
Nenhum de nós é imune a isso.
Hannah é uma rapariga invulgar, bonita com uma personalidade bastante forte e que no inicio ate nos questionamos..."Porque é que ela o vai fazer?"
É sarcástica, engraçada e otimista, não se importa com o facto de não ser popular. Isso são coisas fúteis para ela. Tem um estilo meio grunge e urbano.
Identifico me muito com a personalidade de Hannah, ela sabe o que quer e diz o que pensa. Contudo ela é sensível e as palavras e atutides dos que foram outrora amigos, derrotaram na e deixaram na bastante vulnerável. Todos se aproveitaram de Hannah...
Muitos de vós iram se identificar com Hannah.



3- Traz um insight do Bullying e as suas consequências...

A história passa-se numa secundária americana (o famoso High School), com personagens bem óbvias, como a líder de claque, o capitão da equipa de basquete, o nerd esquisito. 
Tirando esses detalhes, não é tão diferente da nossa realidade também aqui em Portugal ( já que as escolas adoram ter hierarquias...) 
Então, inevitavelmente vai passar um filme da tua adolescência na cabeça, a triste e podre nostalgia da tua adolescência, quer tenhas feito comentários maldosos sobre alguém ou se foste vítima deles.




4- Se passaste ou estás a passar pelos mesmos problemas que Hannah

Pensa na importância de falares com alguém, desabafar a respeito, procurar ajuda. Muito do que ela passou poderia ter sido resolvido pela direção da escola e pelos pais,
Não tenham medo de falar. Nada é Tabu. Procura Ajuda. 


5- A série crítica a Educação Americana

"Sonha em grande, eles dizem, mira alto. Depois eles trancam-nos por 12 anos e dizem nos onde sentar, quando fazer xixi e o que pensar. Então fazemos 18 anos e, mesmo que nunca tenhamos pensado sozinhos, temos que tomar a decisão mais importante das nossas vidas". - Hannah

Esta frase diz tudo...E não só se aplica ao sistema educacional dos EUA, mas também à nossa, com apenas 15 anos temos que escolher um futuro. Sonhar? Para quê? O mundo não é para sonhadores, apenas a realidade se enquadra...E o problema é que uma criança de 15 anos não sabe o que quer do futuro...

6- Para os Professores e Educadores nas Escolas...ACORDEM!

Sim, a Violência, agressividade e, principalmente, o bullying são sinais sérios demais para serem ignorados. Não fazem ideia do impacto emocional e psicológico que isso tem,por isso, não subestimem os relatos e as expressões dos alunos.



7- Entenderás o Porquê do Suícidio de Alguém ou talvez até de Ti mesmo

Mas a culpa geralmente é compartilhada e muitos fatores podem ser somados ao sofrimento. Perdoar essa pessoa ou perdoar-te a ti mesmo será um passo muito importante.



8- Pais: Tenham um diálogo sincero e aberto com os vossos filhos. Ouçam os e Reparem nos sinais e sobretudo mostrem o apoio e amor incondicional



9- Leva-nos a questionar...

Independente de nossa idade, todos somos levados a pensar qual o nosso papel nos nossos ciclos de relacionamentos. Somos vítimas? Somos agressores? Prestamos realmente atenção naqueles que estão ao nosso redor? A nossa confortável posição de omissão pode ter reflexos graves na vida de outros?

Acho válidas e interessantes as colocações dos que são contra a série por considerarem que ela pode funcionar como gatilho para aqueles espectadores que sofrem de algum distúrbio mental. Pode sim. Mas os benefícios, ao meu ver, são maiores.
Todos nós somos, de certa maneira, gatilhos e redenção. Qualquer uma daquelas pessoas tinha o poder de interromper a trajetória trágica da protagonista, talvez até com uma só palavra, um só gesto. Falar sobre o tema, estarmos atentos ao que acontece à nossa volta, prestar atenção no outro, tudo isso cabe a nós.



10- ÉS uma Hannah??

Se sim...Calma...Respira.
A decisão dela afetou a vida de todos... É o efeito borboleta, como ela cita. Fugir não vai fazer o mundo te amar e perceber como eras importante para o mundo. 
Vai trazer lágrimas e dor, iguais ou mais fortes que a que sentes agora e tu não queres que ninguém sofra como tu. 
Tem a certeza de que alguém te ama hoje e merece uma oportunidade de tentar cuidar de ti. 
Pensa nos outros e sobretudo em TI, TU ÉS IMPORTANTE. Mereces viver, se estás a sofrer neste momento, procura ajuda, fala, grita, chora. Sente as tuas emoções. Depois da tempestade vem dias bons...Sei que é difícil, mas a isso se chama de Vida...


11- Suicídio não é para Chamar Atenção

As pessoas têm depressão, síndrome de pânico e tendências suicidas não porque gostam, mas porque são problemas reais que devem ser tratados com seriedade e tratamento. Dói de verdade. 

12- Quebra o Tabu

Fala. Fala tudo. Isto não é TABU. Parem com o TABU. 
São situações graves e difíceis e reais com as quais precisamos de falar abertamente...Se fala se tanto do cancro, porque não falamos dos distúrbios mentais? São doenças também que precisam de ser tratadas, faladas e que precisam de empatia por parte de todos vós...Nunca sabes se poderás ser o próximo...




13- Aquela Pessoa que Gostas, Não Esperes...Poderá ser Tarde Demais...



Séries como 13 reasons Why tem a importante missão de nos alertar sobre nós mesmos, sobre o nosso papel como seres humanos. Nos alertar sobre a importância dos nossos pequenos gestos e palavras para a vida dos que nos cercam. Das consequências deles.
No fundo, no fundo, 13 reasons why não é uma série sobre uma adolescente que se suicidou. 
É uma série sobre as pequenas – e grandes – ações, dela e de terceiros, que a levaram a isso.
Num mundo em que as relações interpessoais estão cada vez mais rasas, essa é, sim, uma excelente opção para pararmos e refletirmos sobre nós mesmos. Para que outros não precisem chegar ao extremo de Hannah Baker.


XO, 







You Might Also Like

0 Comments