The Beatles

Hello! Hoje na Música do blog trago-vos uma das maiores bandas de todos os tempos: os Beatles, que basicamente, foram a BANDA que influe...

Hello!

Hoje na Música do blog trago-vos uma das maiores bandas de todos os tempos: os Beatles, que basicamente, foram a BANDA que influenciou todos os músicos que conhecemos nos dias de hoje.


O Começo

Tudo começou em 1955, quando John Lennon tinha apenas 15 anos criou o grupo Quarrymen com amigos da escola onde estudava.

Em julho de 1957 Paul McCartney foi ao concerto dos Quarrymen e foi apresentado a John Lennon, o qual o convidou a juntar-se a banda.

Em ´58, Paul apresentou a banda a um rapaz que era seu conhecido, George Harrison, que tinha 15 anos, três anos mais novo que John Lennon, o que ele não gostava muito por George ser mais novo, porém como George era um excelente guitarrista foi logo aceite para a banda.
QuarryMen

Paul e John começaram a compor músicas para a banda juntos, formando a dupla de compositores mais famosa da história do Rock. John compunha as suas músicas num estilo mais surrealista, com jogos de palavras, já as músicas de Paul eram mais suaves e românticas.

Sucesso

O nome da banda no decorrer dos tempos mudou várias vezes até que chegou ao mítico nome: “The Beatles”.

Como John, Paul e George tocavam guitarra, a banda precisava de um baixista para melhorar a sonoridade das músicas, então chamaram Stuart Sutcliffe, amigo de John, que não tocava muito bem baixo, mas era bastante interessado por artes.

Ao tocarem num Pub de Liverpool, o baterista Randolph Pete Best ficou fã da banda e começou a acompanhar mais as suas apresentações.

Numa segunda viagem da banda, Stuart resolveu abandonar os Beatles para dedicar-se à cultura e porque tinha apaixonado-se por Astrid Kirchherr e com pretendia fazer vida com ela, e por isso os dois casaram se algum tempo depois. Foi Astrid que deu a ideia dos Beatles usarem o penteado para frente.
Com a saída de Sutcliffe, Paul assumiu o baixo da banda e os Beatles passaram então a ser um quarteto.


Infelizmente, a 10 de abril de 1962 os Beatles receberam a triste notícia de que Sutcliffe havia morrido vítima de uma hemorragia cerebral. 


A 9 de novembro de 1961, Brian Epstein, dono da loja de música North End Music Store (NEMS) na Great Charlotte Street, viu o grupo pela primeira vez no clube. Intrigado com o som da banda, e maravilhado com o seu carisma (sobretudo o de John), Epstein decidiu ser o seu manager.

A primeira ideia de Brian foi mudar o visual da banda e passaram dos casacos de cabedal e das calças rasgadas para fato e gravata e cabelos penteados.
Com um novo empresário e novos visuais, a banda fechou contrato com a EMI a 24 de janeiro de ´62 por cinco anos. 
Brian Epstein
Ainda abalados com a morte de Stuart e sem perspectivas de progresso profissional, os Beatles continuaram a fazer concertos em Hamburgo e Liverpool, mas visivelmente desanimados. 
Como não conseguiram impressionar a Decca Records, Epstein foi para a loja HMV na Rua Oxford e transformou as tapes num disco. Epstein conseguiu encontrar com George Martin considerado um produtor rebelde e independente à época e aceitou uma audição dos Beatles.

Ringo Starr por essa altura entra para a banda substituindo Pete Best, após três dias da demissão deste. O que no iníciou gerou grande conflito entre os fãs.

A primeira gravação dos Beatles com Lennon, McCartney, Harrison e Starr juntos aconteceu a 15 de outubro de 1962, na demonstração de uma série de gravações registadas particularmente em Hamburgo.













"Love Me Do" foi o primeiro single e que rapidamente chegou à 17º posição em Londres.
O seu primeiro álbum, "Please, Please Me", foi lançado a 22 de março de ´63 com 14 canções que rapidamente se tornou um sucesso estrondoso. 

A crescente histeria que a banda começou a criar nesta época, principalmente em jovens do sexo feminino, ficou conhecida como "Beatlemania". 


Quando o voo 101 da PanAm tocou o solo do recém-nomeado Aeroporto JFK em Nova York, às 13h20 da tarde do dia 7 de fevereiro de 1964, uma grande multidão de pessoas se aglomeraram no local. Os Beatles foram saudados por cerca de três mil pessoas (estima-se que o aeroporto nunca tenha experimentado tal número).

Os Beatles fizeram a sua primeira aparição ao vivo na televisão americana no The Ed Sullivan Show, em 9 de fevereiro de 1964. Aproximadamente 74 milhões de telespectadores – cerca da metade da população americana – assistiu o grupo tocar no programa.
















Em meados de 1964 a banda, no auge, iniciou as suas primeiras aparições fora da Europa e da América do Norte, viajando para a Austrália, Escandinávia e Holanda, e foram um sucesso em todos os países que pisaram, o que mostra o quanto já a banda era reconhecida.

A 6 de junho de 1964, o filme que se tornaria um clássico cult, sendo considerado por alguns como o grande precursor da ideia dos vídeos musicais – A Hard Day's Night. Em paralelo, o álbum A Hard Day's Night, lançado no mesmo ano, foi o primeiro do grupo a trazer só composições de Lennon/McCartney e serviu como trilha sonora para o filme. 












A 15 de agosto de 1965, os Beatles fizeram o primeiro concerto da história do rock and roll num estádio aberto, ao se apresentarem no estádio de basebol Shea Stadium, em Nova Iorque, para uma multidão com cerca de 55.600 pessoas

Beatles no Shea Stadium


O sexto álbum da banda, Rubber Soul, realizado no começo de dezembro de 1965, foi recebido como um grande salto do grupo para a complexidade e maturidade na estrutura musical, por conter nas canções letras e melodias mais elaboradas. O lançamento dos compactos "Day Tripper" e "We Can Work It Out" juntamente com o sexto álbum repetiram o sucesso grandioso que o grupo mantinha desde 1963: foram aos primeiros lugares nas paradas britânicas e americanas; segundo estimativas, venderam cinco milhões do álbum e quatro milhões do compacto.









Polémica

Em março, os Beatles foram convidados a uma entrevista com a jornalista Maureen Cleave, do jornal britânico "London Evening Standart". Nesta entrevista, John declarou com tom crítico a seguinte frase: "O cristianismo vai acabar. Vai se dissipar e depois sucumbir. Nem preciso discutir isso. Estou certo, e o tempo vai provar. Atualmente somos mais populares que Jesus Cristo".
Na Inglaterra, esta frase não teve qualquer impacto ou polémica...No entanto, nos Estados Unidos, esta frase foi como declarar guerra à religião. As músicas dos Beatles foram proibidas em algumas rádios e os "fãs" destruíram e queimaram os seus discos como protesto.
Houve inclusive a manifestação do Papa Paulo VI e do governo fascista de Francisco Franco, da Espanha, que criticaram a postura de Lennon. John depois pediu desculpas publicamente pela afirmação e foi perdoado pelo papa Bento XVI em 2008 (WTFFFF?? Depois de o homem estar morto e só por ter dito uma frase...FUCK THE RELIGION)




Revolver e Sgt.Pepper´s Lonely Hearts Club Band - A grande Mudança

A 5 de agosto de 1966, agora ainda mais maduros lançaram o seu álbum psicadélico Revolver, que em cada gravador – num total cinco equipamentos pesados– um técnico operava e o outro segurava com um lápis a extremidade do laço feito pelas pontas das fitas emendadas; o resultado foi uma mistura de rock psicadélico, balada, R&B, soul e world music. 

Após de desistirem das apresentações ao vivo, a banda concentrou-se apenas em gravações, estes foram os momentos mais criativos do grupo. Em menos de sete meses após o Revolver, os Beatles voltaram ao Abbey Road a 24 de novembro para começar a produzir o oitavo e mais aclamado álbum, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, que os ocupou durante 129 sessões e foi lançado a 1 de junho de 1967. 



















Com o lançamento da mítica música "All You Need Is Love" (escrita por Lennon), os Beatles foram transmitidos diretamente do Abbey Road Studios e foi gravada ao vivo durante a apresentação. 
Foram convidados vários amigos para participarem no apresentação como Mick Jagger, Eric Clapton, Marianne Faithfull, Keith Moon e Graham Nash. O programa foi visto por cerca de 350 milhões de pessoas em 26 países.
A música era uma mensagem de paz para os tempos da Guerra no Vietname. 

Quando estavam em Bangor, os Beatles ficaram a saber que Brian Epstein,o empresário e grande amigo da banda, tinha morrido vítima de uma overdose de Carbitol ( medicamento para insónias) aos 32 anos. Todos os membros ficaram bastante devastados com a perda de Brian.


The White Album

Os quatro músicos passaram os primeiros meses de 1968  na Índia a estudar meditação transcendental com o Maharishi Mahesh Yogi.
Mahesh Yogi inspirou a criatividade do quarteto e como tal produziram algumas canções com referências à espiritualidade da Índia. Estas músicas podem ser encontradas no White Album e em Abbey Road com composições de Lennon, McCartney e Harrison. 
Beatles na India
John e Paul foram a Nova Iorque anunciar que a Apple Records seria a nova corporativa de multimédia dos Beatles.
A gravação do The White Album teve vários desentendimentos entre os membros, sendo que Starr deixa a banda temporiamente e Paul assume a bateria e outros instrumentos querendo ser o líder da banda. Por outro lado, a nova namorada de Lennon, Yoko Ono também foi motivo de discussão pois ela queria ter controle sob a banda, e tudo isto tornou-se difícil para George incluir as suas músicas no álbum.  






















O Último Concerto - O Fim dos Beatles?

Em janeiro de 1969, os Beatles iniciaram um projeto cinematográfico que documentaria a realização dae sua próxima gravação, Get Back. Durante as sessões de gravação, a banda apareceu pela última vez  ao vivo no último andar do edifício da Apple Corps, em Londres naquela tarde fria de 30 de janeiro de 1969. A ideia de tocar no telhado do prédio foi de Lennon. 
O concerto parou a rua inteira do prédio e, rapidamente, o lugar ficou lotado de pessoas e tocaram durante 40 minutos. Este acontecimento foi um grande marco para a História. 
Com o projeto Let It Be temporariamente suspenso, os Beatles gravaram o seu penúltimo álbum, Abbey Road, no verão de 1969. 
A última música "I Want You (She's So Heavy)" para o álbum em 20 de agosto de 1969 foi a última vez que o quarteto reuniu-se no mesmo estúdio.

 A 10 de abril de 1970, Paul anuncia o fim dos Beatles. Meses depois, o trabalho outrora suspenso Let it Be, é lançado, seguindo com um documentário. Nunca se soube o verdadeiro motivo da separação da banda, no entanto é muito discutido e pode ter se dado devido à morte de Brian Epstein, Harrison como compositor, Yoko Ono, situação empresarial... 

Após a separação, cada elemento continuou a sua carreira a solo bem sucedida, alimentado a expectativa dos fãs de que um dia iriam-se reunir. Contudo essa esperança morreu no dia 8 de dezembro de 1980, quando John Lennon foi assassinado.
R.I.P - 1940-1980 

A fevereiro de 1994, os três Beatles reuniram-se para produzirem e gravarem canções adicionais para algumas gravações que eram de Lennon, sendo que a que mais se destacou foi a "Free as a Bird"




No dia 29 de novembro o mundo recebeu a triste noticia de que George Harrison havia falecido vítima de cancro pulmonar.
RIP - 1943-2001 

Para concluir os Beatles foram aqueles rapazes de Liverpool que mudaram o Rock, e até hoje são a banda que tem mais influência na música.


ATÉ SEMPRE BEATLES!!

XO,


You Might Also Like

2 Comments

  1. Trabalhar contigo sobre a minha banda favorita, foi algo que deixou-me bastante lisonjeado, é sempre um prazer trabalhar e debater contigo, ficou um trabalho fantástico, ficou um pouco grande, mas os Beatles como já se sabe são uma banda bastante complexa, nunca é demais colocar muita informação sobre eles.. AMO-TE <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trabalhar contigo também é sempre um prazer para mim, ainda para mais esta banda que está na origem de todas as futuras bandas de rock. Graças a ti ficou um artigo excelente obrigada.
      Amo te

      Eliminar