Ser Gótico não é Somente vestir Preto...

Não, ser gótico não é de facto de andar vestido de preto da cabeça aos pés. O goticismo não é um estado de "depressão", “síndrom...

Não, ser gótico não é de facto de andar vestido de preto da cabeça aos pés. O goticismo não é um estado de "depressão", “síndrome do pânico” ou qualquer outra doença . Não é idolotrar Satanás ou fazer sacríficios em animais. Não, não é "obra do demónio". 
Ser gótico não é somente uma definição, é algo abstrato, complexo e até mesmo díficil de se definir. 
E por isso, este post será sobre o goticismo que é tão subjogado e envolvido de mitos e acho necessário as pessoas conhecerem melhor esta subcultura, e quem sabe se fazes parte.

O goticismo teve início no Reino Unido durante o final da década de 1970 e início da década de 1980, derivado do género pós-punk. 

O termo gótico foi usado através dos séculos sob vários significados, às vezes sem qualquer tipo de ligação. Inicialmente, por volta do século V d.C, um povo Germânico conhecido como Godo, invadiu o Império Romano do Ocidente, levando à queda do império. Desde então, o termo Godo, que evoluiu para o termo Gótico, ganhou sentido pejorativo, de forma a atribuir tudo o que fosse bárbaro, de gótico. A palavra ao longo dos tempos, tornou-se sinónimo de tudo o que fosse obscuro.

E na verdade, ser gótico é realmente ter interesse na obscuridade, mas não na forma como se pensa. 
É ter uma visão positiva acerca da morte ( mas não desejá-la), melancolia, tristeza e todas as questões que para a sociedade são vistas como assustadoras. É ter uma alma rasgada, reclusa, introspetiva. Não é uma pessoa com reflexões superficiais, mas sim pensamentos profundos acerca da sua própria existência e de tudo o que o rodeia. É alguém que tem uma consciecilização superior, que consegue extrair sabedoria de todas as emoções, mesmo das negativas. 
Está ligado à psique humana, às reações, uma linha de pensamento que se destaca dos demais e uma expressão da visão e desse pensamento que se traduz na arte e poesia.

Normalmente, o gótico é uma pessoa retraída, não porque seja inseguro necessariamente, mas porque sabe que se revelar a sua verdadeira natureza à sociedade será reprimido e gozado, pois a sociedade não consegue entender o seu pensamento e por isso prefere estar sozinho ou quando acompanhado, esconder-se, pois as questões com que se debate são demasiado fortes para serem ditas.

É um pensador livre, por isso, para ele não há regras. Ser gótico é ser fiel à tua pessoa. Não precisas de necessariamente de vestir te de preto, podes te vestir como quiseres. Isso tem a ver com a personalidade de cada um de nós, do estilo, do gosto. Não há estereotipos, realço que quem criou esses rótulos foi a sociedade.
Há um aspeto que quero referir, que é essas modinhas de pastel goth ou gótico suave, isso não faz parte da cultura gótica. Isso, quanto a mim, foi a sociedade querer tornar a cultura gótica moda, fazendo as alterações que ela quer pois a verdadeira cultura, a sociedade condena.

Vestimo-nos de preto, pois é a nossa manifestação da própria essência. E não, como disse à pouco, ser gótico não é ser satânico. Na verdade isso é meramente ser estúpido. E não, também não tem que ser ateu. Que tipo de pensador livre seria esse??? 
Podem ter a religião que quiserem ou simplesmente não tem. Aliás, os godos eram cristãos e querendo ou não, o cristianismo tem uma forte influência na nossa cultura, cabe a nós depois decidir qual o melhor caminho a seguir. 

Na nossa cultura, há bastante respeito pelo outro, já que não há critérios. Sejas homessexual, bissexual, deficiente, gordo, magro, preto ou branco. 
Queremos escapar da realidade e como tal desenhamos, escrevemos poesia, tatuamos e por vezes, essa fuga de realidade poderá levar a caminhos auto destrutivos, já que temos a perceção da realidade mais nítida e a verdade é que a nossa realidade é que é triste. 
Nós apenas tentamos ver o lado positivo das coisas mais profundas e achamos conforto nelas.

Somos subjugados por muitos nomes pelos demais, pois eles não nos entendem e é exatamente por isso que nos retraímos perante a sociedade. 

Seja qual for o nosso estilo ou cultura, todos devemos de ser respeitados. Afinal somos todos iguais, mas todos diferentes e acima de tudo, todos seres humanos.










You Might Also Like

0 Comments