Memórias Falsas: Um dos Perigosos Caminhos da Mente

A nossa mente cria armadilhas constantes que nos levam a caminhos tenebrosos. Caminhos esses que nos criam falsas realidades, o que leva a...

A nossa mente cria armadilhas constantes que nos levam a caminhos tenebrosos. Caminhos esses que nos criam falsas realidades, o que leva a uma cadeia psicológica intensa e até mesma traumática.

Sim, a tua mente é capaz de criar falsas memórias...Mas como? 



O que é uma Falsa Memória?

Segundo a Psicologia, as memórias falsas são lembranças fabricadas ou distorcidas de um determinado evento. 
Muitos de vós, pode pensar que a memória é como se fosse uma câmera que documenta com toda a precisão e armazena ao promenor. Contudo, a memória nada se parece com uma câmera, na verdade é muita propensa à ilusão, isto porque a fórmula de como a nossa mente cria um sonho é idêntica à de uma memória: os neurônios disparam e diversos pedacinhos de informação codificadas são reunidas.

Podem pensar que a vossa memória é precisa e se sentirem completamente confiantes em relação às vossas memórias pessoais, no entanto não há nenhuma garantia de que essa memória seja completamente correta ou até mesmo que existiu.

A falsa memória é uma experiência mental que é erroneamente considerada como sendo uma representação verídica de um evento do seu passado pessoal. As memórias podem ser falsas de forma relativamente pequena (por exemplo, acreditar que viu as chaves na cozinha quando estava no sala de estar) e de maneiras que têm profundas implicações para si mesmo e outros (por exemplo, acreditar equivocadamente que é o criador de uma ideia ou que foi abusado sexualmente quando criança).




Johnson, MK, 2001




Mas porque acontece?

O nosso cérebro fornece nos a habilidade de confirmar os factos, porém nem sempre consegue distinguir o que é facto ou ficção. As pessoas que possuem falsas memórias acreditam puramente nelas, os psicólogos designam essa falha como "Memória de Confabulação".

Pesquisas acerca deste tema, revelaram que a confabulação poderá estar relacionada com danos no lobo frontal, problemas neste área dificultam a recordação e a verificação de informações o que faz com que as pessoas que possuem estas memórias não consigam averiguar a  veracidade das suas memórias. Não obstante, quem tem um cérebro completamente saudável também corre o risco de confabular.

Segundo a pesquisador de memória, Elizabeth Loftus, é possível induzir falsas memórias através da sugestão. E como se não bastasse, estas podem tornar-se mais fortes, vívidas com o passar do tempo. As memórias tendem a ficar mais distoricidas e começam a mudar, e em alguns casos a memória original pode ser alterada de modo a incorporar novas informações ou experiências.



É mais Comum do que Pensas

Na verdade as memórias falsas são muito comuns, mais do que pensas. Nós somos extramamente suscetíveis à sugestão, podendo criar memórias de eventos e coisas que realmente não aconteceram de todo!

Na maioria das vezes, estas são bastante inconsequentes, mas há casos em que tem um impacto profundo. Os pesquisadores descobriram que as memórias falsas são uma das principais causas de falsas convicções, geralmente através da falsa identificação de um suspeito ou falsas recordações durante os interrogatórios policiais.
Uma vez que  somos criaturas sociais, aprendemos a dar as “respostas certas”, aquilo que, de alguma forma, trará aprovação exterior. A confabulação pode começar a partir dessa necessidade de manter uma reputação positiva.

Eis uma coisa curiosa...Várias pesquisas apontam que as memórias confabulatórias tendem a ser positivas. Um estudo realizado com 10 pacientes amnésicos do Hospital St. Thomas, na Inglaterra, mostrou que, quanto mais depressivo o paciente, mais positivo era o conteúdo da sua confabulação. “Geralmente quem confabula tende a falsificar as coisas de uma forma positiva para si mesmo”, diz Hirsten.



Embora possa ser difícil para muitas pessoas acreditar, todos têm memórias falsas. As nossas memórias geralmente não são tão confiáveis quanto pensamos e falsas memórias podem-se formar muito facilmente, mesmo entre pessoas que normalmente têm uma boa memória.


Até à próxima,

XO,










You Might Also Like

2 Comments

  1. Amor, isso das falsas memórias tem muito que se diga, para quem acredita em encarnaçao, encara isso como vidas passadas, para quem defende mundos paralelos, encara isso como o seu EU em diferentes tipos de mundo, para quem defende o crime, pode ser uma desculpa para que os criminosos assim como assassinos e violadores possam safar-se da justiça, para quem defende a psicologia, nada mais é que simples memórias falsas, eu acredito nessas realidade todas.. Existem sempre um pouco de verdade em cada canto... UM EXCELENTE TRABALHO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amor desculpa nem reparei que estava na tua conta xD hahahahha

      Eliminar