Colaboração: M(EU) Corpo

Bem este desafio é um dos mais difíceis para mim. Quando falas das tuas inseguranças ficas vulnerável, e não gosto de mostrar o meu la...



Bem este desafio é um dos mais difíceis para mim. Quando falas das tuas inseguranças ficas vulnerável, e não gosto de mostrar o meu lado vulnerável...
No entanto, a ideia de partilhar com vós as minhas inseguranças acerca do meu corpo, foi uma ideia assustadora mas ao mesmo tempo necessária, pois a imagem é um tema que importa a todos os seres humanos devido à nossa patética sociedade e há tantas mas tantas raparigas e rapazes que desenvolvem perturbações no âmbito psiquiátrico e psicológico devido a este estigma da “Perfeição”. Com esta minha partilha quero ser sobretudo honesta, sincera e que sintam cada palavra que disse.
Esta é a minha experiência de como (Não) lido com o M(EU) CORPO.


Desde pequena que me senti diferente...Não era como as outras raparigas, magras comessem o que comessem, sem preocupações com o peso. Uma criança não deve ter preocupações com peso, mas sim com quais os brinquedos vai brincar no dia seguinte.
Era sempre a gorda da turma, a “bola de berlim”, a “badocha” , “baleia” ou “caixote do lixo”...E desde cedo que estas palavras consumiram a minha mente e que ecoaram fortemente quando fiz 13 anos, deixando vestígios permanentes do seu consumo até hoje.

Eu odeio-me. Ponto. Nem sequer é não gostar...é um ódio profundo que tenho de mim mesma, um ódio que me vem das entranhas, do meu profundo ser, da minha alma (o que resta dela).
Não sou alta nem magra, aliás penso que todas as mulheres querem ser estes dois adjetivos, que realço, somente apenas uma pequena percentagem das mulheres o são. As Victoria Secret, as Angels, que são super magras e não tem celulite com “o corpo perfeito”? Não, photoshop, toneladas dele. Anorexia e bulimia e entre outros sacrifícios que fazem que quase as leva à morte e tudo para quê? Para ser bela. Mas o que é ser bela? É ser magra e alta? Não! A Beleza é subjetiva. Mas porque incutimos tanto esta ideia? Bem a sociedade é de extremos, ora és muito magra, esquelética na verdade ou és obesa. Nunca há um ponto de equilíbrio pois pelos vistos temos a necessidade de ser extremistas. O que é ser belo? É ser saudável. Isso é beleza. Porque o nosso corpo, a nossa natureza é fantástica, seja ela de que maneira for.

E esta imagem que passam aos jovens do corpo ideal “Tens que ser isto e aquilo”...Conheço pessoas que estão muito mal, seriamente mal, tudo por causa desta pressão imposta pela sociedade...E que até hoje perderam muito delas e sabem o que é pior? É o facto de não conseguirem recuperar a própria perda do seu ser.

Como ultrapassar este ódio? Acho que nunca ultrapassas realmente...É muito difícil já que passas te a conformar com ele e ele passa a ser o teu único companheiro. Um companheiro que te sussurra e grita por entre as paredes da tua mente...da tua perturbada mente.
E se por um lado queres ignorar, por outro não consegues. Não se trata da não queres, mas de não conseguir. Tarde demais, sofreste uma lavagem cerebral. Se toda a vida te dizem a mesma coisa, começas a acreditar nessas coisas e nessas palavras. E acreditando a mente faz coisas inacreditáveis.
Ah e na praia, quando todos te olham com aquele olhar: “Não tens direito de estar aqui, não és magra nem alta, não mereces vestir esse biquíni, ninguém quer ver as tuas banhas.”
É duro ver aquele olhar, ver aquele olhar que diz tanto sem dizer uma palavra, duro e triste ver as pessoas a rir de ti como se estivesses num circo...As palavras doem, te espetam como facas pontiagudas nas tuas costas e mal consegues respirar.
Mas a praia é um local tão calmo, tranquilo, real e inspirador. A natureza é linda e por momentos quando estou na praia, estou feliz, sem pensar no meu corpo (e eu estou sempre a pensar no meu corpo...).
Chegas a casa, olhas te ao espelho e dizes para ti mesma “Eles tem razão.” E quando dizes isso, tudo está perdido, pois estás a dar tanta importância a pessoas que nem sequer conheces e que não tem o direito de fazer qualquer julgamento sobre ti. Essas pessoas claramente são frustradas consigo mesmas e até se odeiam a si mesmas e como tal sentem prazer em magoar aqueles que já estão magoados por uma questão de sentimento de superioridade.
Eu refugio-me, não aprendi a lidar com isto, com todas as minhas inseguranças. Este blog, os meus poemas, a minha arte, a minha música, os meus desenhos são o meu escape na verdade. O meu escape da realidade. Quando estou com uma caneta e com um papel tudo se torna mágico, de uma forma por vezes obscura, mas consigo transformar a minha dor em algo.
A sociedade é assim. Infelizmente é assim e isto é uma triste realidade que não deve ser aceite mas sim refutada, completamente REFUTADA E PUNIDA!
Não se conformem com as normas ou padrões da sociedade! Porque a diferença é bela e a beleza não está em padrões, mas sim no original.
Aqueles olhares? Ignora! Ri-te deles, porque eles são todos iguais. Ri-te das tuas curvas, do teu peito grande, da tua cara redonda com bochechas, das tuas pernas gordinhas e jeitosas, da tua altura (quer tenhas 1.50m ou 1.70m), dos teus braços, dos teus pés, dos teus olhos que tanto refletem a tua linda alma, do teu cabelo quer seja ondulado, encaracolado ou liso.

Orgulha-te de TI! Sorri quando te olhas ao espelho. Porque tu és linda e acima de tudo ÉS IMPORTANTE! Dá valor a ti mesma e quando todos duvidarem de ti, nunca, mas NUNCA duvides de ti. Tu és PERFEITA, porque a perfeição é IMPERFEITA.


"YOUR IMPERFECTIONS MAKE YOU BEAUTIFUL AND THEY MAKE WHO YOU ARE SO JUST BE WHO YOU ARE, LOVE YOURSELF FOR WHO YOU ARE AND JUST KEEP GOING"- DEMI LOVATO



Ana Costa (Blog | Youtube) | Ana Filipa José (Blog | Youtube) | Ana Rita Madeira (Blog) | Andreia Alex Pereira (Blog) | Andreia Soares (Blog) | Angela Purice (Blog | Youtube) | Angélica Freitas (Blog) | Bruna Silva (Blog) | Didi Samchenko (Blog | Youtube) | Filipa Freitas (Blog) | Isa Freitas (Blog | Youtube) | Jessica Montagnhani (Blog) | Jessy Silva (Blog) | Monalisa Alves (Blog) | Paula Cardoso (Blog) | Rute Marques (Blog | Youtube) | Sofia Duarte (Blog) | Vânia Andrade (Blog)



XOXO, Andie.


You Might Also Like

10 Comments

  1. Concordo contigo uma criança não se devia preocupar com o peso, eu fui o contrário fui sempre magra em criança. Oobrigada por participares, beijinhos <3

    http://andreiaseraos.wixsite.com/blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada! Foi um desafio mesmo complicado para mim.
      Beijinhos, Andreia.

      Eliminar
  2. "A procura da perfeição" é ditada pelos meios de comunicação pois é a beleza exterior que vende e por mais anos que passem, a sociedade será sempre assim a procura do inalcançável.
    Adorei o teu post e identifico me contigo 。◕‿◕。 mas no meu caso eu era super magra 。◕‿◕。 mas tudo se supera.
    Beijinhos <3
    JoviModa

    ResponderEliminar
  3. ❤️❤️❤️ Simplesmente lindo. Beijinhos! Por traz de uma batalha existe sempre um prêmio e é sobretudo a nossa identidade e sentirmos confiantes conosco próprias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada e é de facto uma grande batalha mesmo...Beijinhos!

      Eliminar
  4. Amei minha trololo!! Tu sabes que eu estou aqui para te apoiar sempre. Foi o que eu te disse no outro dia, nós temos de saber jogar o jogo da vida e não deixar ninguém nos derrubar <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei Trololo! Também estou aqui para o que der e vier e estamos juntos nesse jogo, porque juntas somos Invecíveis!

      Eliminar
  5. A procura da perfeiçao é constante, e uma verdadeira doença. A perfeição nao existe! A verdadeira perfeição é aceitar mos o nosso corpo tal como ele é, cm todas as qualidades e defeitos.. Só quando realmente nos aceitamos como somos conseguimos ser verdadeiramente felizes!

    Beijinhos! Where I Belong

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Rute Marques...A ideia de perfeição tem sido transmitida ao longo de décadas pelos mídia e pela sociedade mas temos que contrariar isso e começar a transmitir a ideia de nos aceitar e que não faz mal ser quem somos.

      Beijinhos e obrigada pelo teu feedback!

      Eliminar