Guns N´Roses- Guns is for Fighting and Roses is for Winning

Hello! Hoje sobre uma das maiores bandas de hard rock formada em Los Angels em 1985, os Guns N´Roses. A banda, liderada pelo vocal...

Hello!
Hoje sobre uma das maiores bandas de hard rock formada em Los Angels em 1985, os Guns N´Roses.


A banda, liderada pelo vocalista e co-fundador Axl Rose, passou por várias mudanças de formação e controvérsias desde a sua criação. O Guns N' Roses lançou sete álbuns de estúdio, dois EP, um álbum ao vivo e três DVDs musicais ao longo da sua carreira. O álbum mais recente da banda é Chinese Democracy, lançado em 2008 e o primeiro trabalho com novas faixas desde o The Spaghetti Incident?, de 1993.
Contam com as canções que tanto conhecemos e aumentamos o volume e abana a cabeça com "Welcome to the Jungle", "Paradise City", "Don't Cry", "Sweet Child o' Mine", "Patience", "November Rain" que alcançaram o top 10 da Billboard.
A banda já vendeu mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo! Só álbum de estreia em 1987, Appetite for Destruction vendeu cerca de 40 milhões de cópias pelo o Mundo sendo certificado 23 vezes platina pela RIAA (Associação da Indústria de Gravação da América).
O estilo musical, a presença em palco e a imagem de bad boy da banda contribuíram para o sucesso do grupo durante uma nova era de dominação do hard rock no final dos anos 1980 e início dos anos 1990.

Enquanto o glam metal liderava nas vendas de discos, tabelas de vídeos e rádio, os Guns N' Roses ofereciam um som mais tradicional do rock, e conquistaram muitos fãs, impressionados pela autenticidade entusiasmante.

Como tudo Começou?

O grupo foi formado no início de 1985 pelos membros do Hollywood Rose, Axl Rose (vocais) e Izzy Stradlin (guitarra rítmica); e membros do L.A. Tracii Guns (guitarra), Ole Beich (baixo) e Robbie Gardner (bateria). A nova banda criou o seu nome a partir da combinação de dois dos nomes dos membros do grupo. Agora sendo Guns N’ Roses, faziam apenas duas ou três apresentações ao vivo e poucas semanas depois, o baixista Ole Beich foi substituído por Duff McKagan enquanto a falta de Tracii Guns nos ensaios levou à sua substituição por Slash.

Primeira Formação
A nova formação reuniu-se rapidamente, mas pouco antes de embarcarem numa digressão o baterista Rob Gardner saiu e foi substituído por um amigo de Slash, Steven Adler. 
A banda, que continuou a ser chamada Guns N’ Roses, mesmo depois da partida de Tracii Guns, estabeleceu uma linha estável até ao “Hell Tour”.
A estreia nos palcos da nova formação aconteceu em 6 de Junho de 1986, no Troubador em Hollywood, para cerca de 150 pessoas. Após isso, a banda seguiu para Seattle onde foi a digressão de estreia, a Hell Tour. 
Todavia, enquantam ia de Los Angeles para Seattle, a carrinha em que viajavam avariou pelo que tiveram que a abandonar e pedir boleia. E isto fez com que a banda se atrasasse para o concerto em  Seattle e a digressão foi cancelada.
Para conseguir voltar para casa, Los Angels, tiveram que vender muitos dos  seus equipamentos como guitarras e afins.
Em 1986, contornando as dificuldades, O Guns N’ Roses gravou um EP com quatro músicas, era “Live ?!*@ Like a Suicide”, composto por quatro faixas de fitas demo da banda com o ruído da multidão sobreposta. Continha covers do Rose Tattoo (“Nice Boys”) e do Aerosmith (“Mama Kin”), juntamente com duas composições originais: “Reckless Life” e “Move to the City”, ambas coescritas pelo membro fundador do Hollywood Rose, Chris Weber.


The Fame

As dificuldades não durariam muito. O álbum “Appetite for Destruction” foi lançado em julho de 1987 e tornou-se em pouco tempo o primeiro disco de estreia de uma banda de hard rock a alcançar o primeiro lugar nas paradas e também foi o disco de estreia que mais vendeu na história do rock, com cerca de 18 milhões de cópias vendidas somente dos Estados Unidos. À medida que o disco vendia mais e mais, a banda prosseguia com os concertos, abrindo para bandas maiores como Iron Maiden e Rolling Stones, e posteriormente encabeçando os seus próprios.
Este álbum foi bastante aclamado pela crítica, mas o álbum e seu primeiro single, “Welcome to the Jungle”, ficaram quase um ano sem exposição, até que David Geffen (presidente da Geffen Records) pediu à MTV para transmitir o videoclipe da faixa. Apesar de inicialmente passar apenas de madrugada,rapidamente  o vídeo se tornou um dos mais requisitados da emissora. 
O segundo single, “Sweet Child o’ Mine”, foi ainda mais bem-sucedido, e quando o terceiro, “Paradise City”, foi lançado, o álbum já tinha alcançado o topo das paradas.
“Welcome to the Jungle” também foi destaque em um filme de Clint Eastwood em 1988, The Dead Pool, com participação de membros da banda.




 Em 1990, o Guns N’ Roses começou a produção do próximo álbum. Durante a gravação de “Civil War”, Steven Adler apresentou dificuldades na sua performance devido aos frequentes abusos e vícios que comprometeram os ensaios da banda. Com isso, Adler foi demitido em julho de 1990, sendo substituído pelo baterista Matt Sorum, que havia tocado brevemente com The Cult, e quem Axl havia creditado para salvar a banda. Poucos meses antes, o tecladista Dizzy Reed se tornou o sexto membro do grupo. Além disso, a banda também despediu o seu empresário, Alan Niven, substituindo-o por Doug Goldstein em maio de 1991.
Antes e após o lançamento dos álbuns Use Your Illusion I e II, o Guns N’ Roses embarcou por 28 meses na Use Your Illusion Tour.
Em janeiro de 1991, a banda tocou para o maior público até então: 140 mil pessoas no dia 20 de janeiro e 120 mil no dia 23, no festival Rock in Rio 2 realizado no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.

















Em 23 de novembro de 1993, o Guns N’ Roses lançou uma coleção de punk e glam rock intitulado “The Spaghetti Incident?”. Apesar dos protestos dos demais membros, uma versão não divulgada de uma canção escrita pelo serial killer Charles Manson, “Look at Your Game Girl”, foi incluída no álbum, a pedido de Axl. Ele pode ser visto usando uma camisa preta de Manson no vídeo “Estranged” de Use Your Illusion II, além de diversos concertos em 1993, com o texto adicional na parte de trás, “Charlie Don’t Surf”. “Look at Your Game Girl” não foi removida e ainda está caracterizada em passagens do álbum. Apesar do sucesso inicial, “The Spaghetti Incident?” não coincidiu com as vendas dos álbuns Illusion e o lançamento, consequentemente, levou ao aumento da tensão dentro da banda. 
“The Spaghetti Incident?” vendeu até hoje cerca de 1,4 milhões nos Estados Unidos, sendo considerado um desempenho fraco.



Entrevistas com membros do Guns N’ Roses sugerem que entre 1994 e 1996, a banda começou a escrever esporadicamente e a gravar novo material. Na época, a banda tinha a intenção de lançar um único álbum com 10 ou 12 canções. Nesse tempo, a banda já não contava com Gilby Clarke, que fora dispensado no final da digressão dos Illusions.

Em dezembro de 1994, o Guns N’ Roses lançou uma gravação cover dos Rolling Stones, “Sympathy for the Devil”. A canção apareceu na trilha sonora do filme “Entrevista com o Vampiro” e também foi lançada separadamente como um single. Essa faixa já contava com Paul Tobias, antigo amigo de Axl Rose que subsituiu Gilby Clarke. Tobias também foi um dos motivos para Axl e Slash de desentenderem na época, já que Slash não concordou com um overdub feito por Tobias no solo de “Sympathy for the Devil”.

 
Em 1995, Slash sentou com Axl e os outros integrantes da banda para apresentar gravações e demos de músicas e riffs de guitarra compostos por ele. O estilo das gravações era semelhante ao estilo do Appetite For Destruction. No entanto, Axl e Duff rejeitaram o projeto de Slash, alegando que as gravações não eram fortes o suficiente para serem lançadas em um álbum e não se encaixava nos planos para a banda. 
Na época, Slash estava organizando a sua banda, o Slash’s Snakepit, e decidiu usar parte do material no lançamento da sua banda solo. O álbum foi batizado de “It’s Five O’ Clock Somewhere”. E isto  teria deixado Rose bastante irritado.

 
A gravação de “Sympathy for the Devil”, bem como a tensão entre ele e Rose, levou Slash a deixar a banda oficialmente em outubro de 1996. Ele foi substituído pelo guitarrista de turnê do Nine Inch Nails, Robin Finck, em janeiro de 1997, que assinou um contrato de dois anos com a banda em agosto de 1997 tornando-o um membro oficial. Matt Sorum foi demitido em abril de 1997 e, em seguida, o baixista Duff McKagan demitiu-se em agosto de 1997. 
Este era o fim daquele núcleo que levou o Guns N’ Roses ao auge da música mundial...



A Nova Era dos Guns N´Roses 

Em 1998, o baixista Tommy Stinson (ex-The Replacements) ocupou o lugar deixado por Duff. Na bateria, Sorum foi substituído por Chris Vrenna por um tempo curto em abril-maio de 1997 e, finalmente, por Josh Freese, no verão de 1997. Até o final de 1998, uma nova versão do Guns N’ Roses surgiu: muitos músicos vieram e se foram da nova banda, mas o grupo central incluiu Rose, Stinson, o tecladista Dizzy Reed e o multi-instrumentista Chris Pitman.
Em novembro de 1999, a Geffen lançou disco “Live Era: ’87-’93”, uma coleção de performances ao vivo de vários concertos durante as digressões do Appetite for Destruction e Use Your Illusion. Embora seja um material ao vivo, ajustes e até partes vocais foram gravadas em estúdio.


Em 1999, a banda lançou uma nova música, “Oh My God”, que foi incluída na trilha sonora do filme “Fim dos Dias”. A faixa de trabalho foi caracterizada pelas guitarras adicionais de Dave Navarro e Gary Sunshine, o professor de guitarra pessoal de Axl. O lançamento da canção foi destinado a ser um prelúdio para o seu novo álbum, intitulado “Chinese Democracy”.

Em 2000, o Guns N’ Roses é anunciado como uma das principais atrações do festival Rock in Rio III, que seria realizado em janeiro de 2001 no Rio de Janeiro. Este concerto foi marcado como ‘a volta do Guns N’ Roses’ e também por ser o maior público na história da banda, com cerca de 240 mil pessoas. A formação consistia em Axl, Dizzy, Tommy, Robin, Paul, Buckethead, Brain e Chris Pitman, este último não reconhecido como membro oficial da banda.


Em março de 2004, a Geffen lançou a coleção Greatest Hits, já que a banda não lançava Chinese Democracy. Rose demonstrou  desprazer com o álbum, já que a lista de faixas fora feita sem o seu consentimento, e tentou impedir o lançamento. Falhou, e o álbum foi um sucesso de vendas. Em 2006, o guitarrista Ron “Bumblefoot” Thal foi contratado, e a banda voltou com alguns concertos em Nova York e uma digressão pela Europa (inclusive no Rock in Rio Lisboa) e América do Norte, estendida para México, Ásia e Austrália em 2007.


Em fevereiro de 2009, o guitarrista DJ Ashba assumiu o lugar deixado por Robin Finck, que voltou para sua ex-banda, o Nine Inch Nails. No dia 11 de dezembro de 2009 foi dado o início à Chinese Democracy World Tour (oficialmente, já que a “Chinese Democracy World Tour” começou em 2001, mas o álbum a ser promovido não havia sido lançado ainda).

Axl and Dj Ashba

“Axl tem muitas grandes canções escondidas na manga. Ele provavelmente tem três discos de material gravado”. Ele disse que o cantor senta ao piano e toca. “Eu penso, isto é fantástico. As pessoas têm que ouvir esta música. E ele responde, ‘Ah, isso é só uma coisa na qual eu estou a trabalhar.’ Ele é simplesmente um génio quando o assunto é música. Ele tem este dom que é muito, muito raro.”- DJ Ahba


Rock and Roll Hall of Fame

No dia 7 de dezembro de 2011, a banda foi confirmada a introdução ao Rock and Roll Hall of Fame, com a cerimónia para o dia 14 de abril de 2012. 
“Significaria muito para mim”, disse Steven Adler à revista Rolling Stone sobre a possibilidade de Axl Rose aparecer para uma performance com a formação original. “Eu, pessoalmente, quero terminar o que comecei. Se nós começamos isso, vamos encerrar a carreira a tocar juntos, pelo menos uma vez”.
Axl Rose e Izzy Stradlin não compareceram à cerimónia. 
O vocalista Myles Kennedy, amigo e companheiro de banda de Slash, assumiu os vocais no concerto da cerimónia, enquanto Adler e Matt revezaram na bateria. Os outros músicos foram Slash, Gilby e Duff.


Rock and Roll Hall of Fame
Ao retornar aos EUA, Axl Rose recebeu o prêmio “Ronnie James Dio Lifetime Achievement Award”, e fez uma pequena apresentação com o Guns N’ Roses no Revolver Golden Gods Awards. 


 Axl recebeu o prêmio das mãos de Nicolas Cage, que declarou ser um grande fã da banda. Após a digressão sul-americana e da premiação no Golden Gods Awards, Axl e a banda fizeram uma pequena residência no Hard Rock Casino em Las Vegas, uma pequena digressão intitulada NoTrickery! An Evening Of Destruction. O grupo então finalmente consegue lançar o seu filme-concerto intitulado Appetite For Democracy 3D Live at Hard Rock Hotel & Casino – Las Vegas. 
Foi disponibilizado em DVD, Blu-ray, 3D e digital, e em edições Deluxe incluindo CDs e também foi levado a vários cinemas. 


De Volta às ORIGENS  

No final de dezembro de 2015, a banda já indicava que a reunião com a formação clássica aconteceria. No dia 30 de dezembro, a Billboard noticiou o retorno de Slash e Duff, além da apresentação no festival Coachella, em abril de 2016.
A 5 de janeiro de 2016, Slash e Duff confirmam, através das redes sociais, que estão de volta ao Guns N’ Roses. 
A reunião do Guns N’ Roses leva a banda receber o maior cachê já pago pelo Coachella: cerca de 14 milhões de dólares por dois concertos.
Guns N Roses 2016
No dia 2 de junho de 2017, Guns N´Roses passaram por Portugal, mais precisamente no Passeio Marítimo de Algés perante 60 mil pessoas. O concerto foi inesquecível e relembrou os antigos anos de 80 e 90.

Esperemos que voltem novamente e com um álbum novo!



XO,


You Might Also Like

0 Comments