Teoria Musical

Boa Noite caros leitores! Dia de post sobre a música e hoje para ser diferente vou abordar este assunto, a teoria musical, o qual mui...

Boa Noite caros leitores!

Dia de post sobre a música e hoje para ser diferente vou abordar este assunto, a teoria musical, o qual muitas das pessoas pensa que é um bicho de sete cabeças e que precisas de ser um Mozart ou um Bethoveen, nada disso! 
A teoria musical é na verdade bastante simples, basta dedicação e atenção, duas palavras que são necessárias em qualquer tipo de aprendizagem.

Eu adorava ter tido aulas de Música a sério, apenas tive aquelas do abc e não as aulas de Música a propriamente como devia ser dada nas escolas...Infelizmente a sociedade pensa que as Artes não são importantes, que apenas as Ciências são. Todavia isso é completamente absurdo. A Música é um Universo extraordinário, uma linguagem universal que chega a todos nós como uma mensagem, um propósito!
Eis então um breve resumo sobre a Teoria Musical, já que se abordasse tudo, seriam posts e posts e posts de infinidade de Teoria Musical ( estou a exagerar).



A Teoria Musical é o nome dada a qualquer sistema ou conjunto de sistemas com o propósito de analisar, classificar, compor , compreender e se comunicar a respeito da música.

Por exemplo, tu tens uma banda preferida, os AC/DC, e eles acabaram de lançar uma nova música. Então vais avaliar a música e ver se realmente aplicam a Teoria Musical. Nessa avaliação, deves ter em conta:
  • Analise musical – estuda os elementos do som e estruturas musicais e também as formas musicais , tendo como parte : harmonia , melodia , contraponto , ritmo , forma , andamento , técnica composicional , solfejo , percepção e ditado.
  • Estética musical – inclui a divisão da música em géneros e a critica musical.
  • Notação musical – estuda os sistemas de escrita utilizados para representar graficamente uma peça musical , permitindo que um interprete execute da maneira desejada pelo compositor ,as suas formas mais populares são : a partitura e a cifra.



Teoria Musical - Propriedades dos sons:

1- Altura: diferente entoação das notas.
2- Duração: espaço de tempo em que soa o som.
3- Intensidade: mesmo que volume.
4- Timbre: característica que difere os sons. Ex: timbre de piano e timbre de guitarra.

Teoria Musica - Elementos fundamentais da música:

  •  Melodia: sucessão de sons, para a formação de uma linha musical. Ex: um solo de guitarra.
  • Harmonia: sequência de sons simultâneos. Ex: uma progressão de acordes.
  • Ritmo: Movimento dos sons de acordo com a sua duração.
Para representar os sons, foram criadas as notas musicais. São 7 fundamentais, mais 5 acidentes, formando uma escala cromática de 12 notas:

C C# D D# E F F# G G# A A# B

  • Fundamentais: C=Dó D=Ré E=Mi F=Fá G=Sol A=Lá B=Si

As notas sem o "#", são as notas naturais (fundamentais), que todos vós conhece. Aquelas com o "#", são chamadas "notas sustenidas" (por exemplo: C#=Dó Sustenido). Elas também podem ser escritas como "bemóis" (por exemplo: Db=Ré Bemol).

C Db D Eb E F Gb G Ab A Bb B

Quando se adiciona um sustenido à nota, eleva-se ½ tom acima e quando se adiciona um bemol à nota, está se a elevar ½ tom abaixo. 
Assim, temos as notas organizadas de uma maneira cromática (em sequência de ½ em ½ tom), uma após a outra.
Nota: Dois semitons (1/2 tom) corresponde a um tom.
Quando aplicamos essa teoria na guitarra, fica fácil de entender. Para cada traste que se sobre ou desce no braço, tem-se um intervalo de ½ tom (ou 1 semitom). Então, a cada 2 trastes, temos 1 tom. Por exemplo: na corda E (Mi ou 6ª corda), temos, da corda aberta até o 12º traste:
E F F# G G# A A# B C C# D D# E

Outro exemplo para visualização das notas pode ser um diagrama de acordes:
E A
e-0-(E)---|--5-(A)----|
B-0-(B)---|--5-(E)----|
G-1-(G#)--|--6-(C#)---|
D-2-(E)---|--7-(A)----|
A-2-(B)---|--7-(E)----|
E-0-(E)---|--5-(A)----|

Temos aqui dois acordes: E (Mi Maior) e A (Lá Maior). As notas entre parênteses são as que compõem os dados acordes. Se observares a organização cromática das notas descritas anteriormente, e contares nas casas do braço a sequência delas até chegar aos números indicados no diagrama, irás perceber que corresponde justamente àquela nota entre parênteses.


Teoria Musical - Lendo notação musical:

As notas musicais são escritas em partituras, compostas de pautas (ou pentagramas), que são aquele conjunto de cinco linhas e quatro espaços. As linhas (de baixo para cima), representam as notas E, G, B, D e F; os espaços representam as notas F, A, C e E.

Para podemos dar nomes às notas que colocamos na pauta, devemos colocar, no seu início, um sinal chamado clave. Existem 3 tipos de claves: de sol (sons médios), de fá (sons graves) e de dó (sons agudos). Na figura abaixo, temos, respectivamente, as claves de sol, fá e dó. Nas partituras para guitarra, é mais comum encontrarmos a clave de sol, por isso, trabalharemos apenas com essa nessa lição.

Na armadura da clave (logo a sua frente), temos uma fração que determina o número de tempos por compasso (numerador) e a figura que irá determinar 1 tempo nesse compasso (denominador). Os compassos são conjuntos de tempos, divididos por barras. Todas as músicas são divididas em vários compassos. Quando o primeiro compasso de uma música vem incompleto (em um que caibam 4 tempos, existem somente 2, por exemplo), chamamos esse de anacruse.
Na pauta, são escritas as figuras musicais, que indicam o tempo de duração das notas. Também são escritas as pausas, que indicam silêncio.

Valores de denominadores no compasso 4/4: 

- 1=Semibreve (4 tempos)
- 2= Mínima (2 tempos)
- 3= Semínima (1 tempo)
- 4 e 5= Colcheia (1/2 tempo)
- 6= Mínima com Ponto de Aumento (3 tempos) -- O Ponto de Aumento aumenta o tempo da nota em 50% do valor original.
- 7 e 8= Semicolcheias (1/4 de tempo)
- 9= Pausa de semicolcheia (1/4 de tempo)
- 10= Fusa (1/8 de tempo)
- 11= Pausa de fusa (1/8 de tempo)
- 12= Semifusa (1/16 avos de tempo)
- 13= Pausa de semifusa (1/16 avos de tempo)
- 14= Pausa de semínima (1 tempo)
- 15= Pausa de mínima (2 tempos)
- 16= Pausa de semibreve (4 tempos)
- 17= Acidentes -- Respectivamente: bemol (abaixa a nota 1/2 tom), sustenido (eleva a nota 1/2 tom), bequadro (anula os bemóis e sustenidos) e nota natural (sem acidentes).
- 18= Tercinas (3 notas por tempo)
- 19= Ligaduras -- une duas notas. Se as notas forem iguais, não devemos tocar a segunda nota.
Esses valores podem mudar de acordo com a fórmula de compasso.
Teoria Musical - Valores de denominadores nos compassos simples: 1 = Semibreve = 1 tempo
2 = Mínima = 1 tempo
3 = Semínima = 1 tempo
4 = Mínima = 1 tempo
8 = Colcheia = 1 tempo
16 = Semicolcheia = 1 tempo
32 = Fusa = 1 tempo
64 = Semifusa = 1 tempo
Seguindo essa tabela, temos que num compasso 4/2, por exemplo, uma Mínima vale 1 tempo, e assim por diante.

Como já vimos, os compassos são divididos por barras. Cada tipo de barra representa uma coisa diferente:

Tipo de Barras 

- Barras simples: separam um compasso do outro.
- Barras duplas: indicam mudança de trecho musical.
- Barras de repetição: uma das barras é mais grossa e essas possuem dois-pontos: indicam repetição de um trecho.(:||)
- Barras finais: visualmente iguais às barras de repetição, porém, indicam o final da música.
Quanto aos acidentes, anteriormente mencionados, podem aparecer de 3 maneiras distintas:
- Na armadura da clave: são os sinais fixos, que valem para toda a música.
- No decorrer da partitura: sinais ocorrentes -- aparecem no decorrer da partitura, tendo efeito apenas no compasso em que estão.
- Entre parênteses: sinais de precaução, para evitar erros numa eventual leitura rápida.


E é isso pessoal, o breve resumo, claro, da Teoria Musical. 
É uma das coisas que mais gosto e comecei a estudar sozinha e a pesquisar mais e mais e é realmente muito interessante a Música na sua essência. 
Espero que tenhas gostado e sobretudo aprendido mais acerca deste assunto. Não é difícil apenas tem que se estudar muito e dedicar with full empenho!
Até à próxima, 
Andie.

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