Música
Teoria Musical
14:59:00
Boa Noite caros leitores!
Dia de post sobre a música e hoje para ser diferente vou abordar este assunto, a teoria musical, o qual muitas das pessoas pensa que é um bicho de sete cabeças e que precisas de ser um Mozart ou um Bethoveen, nada disso!
A teoria musical é na verdade bastante simples, basta dedicação e atenção, duas palavras que são necessárias em qualquer tipo de aprendizagem.
Eu adorava ter tido aulas de Música a sério, apenas tive aquelas do abc e não as aulas de Música a propriamente como devia ser dada nas escolas...Infelizmente a sociedade pensa que as Artes não são importantes, que apenas as Ciências são. Todavia isso é completamente absurdo. A Música é um Universo extraordinário, uma linguagem universal que chega a todos nós como uma mensagem, um propósito!
Eis então um breve resumo sobre a Teoria Musical, já que se abordasse tudo, seriam posts e posts e posts de infinidade de Teoria Musical ( estou a exagerar).
A Teoria Musical é o nome dada a qualquer sistema ou conjunto de sistemas com o propósito de analisar, classificar, compor , compreender e se comunicar a respeito da música.
Por exemplo, tu tens uma banda preferida, os AC/DC, e eles acabaram de lançar uma nova música. Então vais avaliar a música e ver se realmente aplicam a Teoria Musical. Nessa avaliação, deves ter em conta:
- Analise musical – estuda os elementos do som e estruturas musicais e também as formas musicais , tendo como parte : harmonia , melodia , contraponto , ritmo , forma , andamento , técnica composicional , solfejo , percepção e ditado.
- Estética musical – inclui a divisão da música em géneros e a critica musical.
- Notação musical – estuda os sistemas de escrita utilizados para representar graficamente uma peça musical , permitindo que um interprete execute da maneira desejada pelo compositor ,as suas formas mais populares são : a partitura e a cifra.
1- Altura: diferente entoação das notas.
2- Duração: espaço de tempo em que soa o som.
3- Intensidade: mesmo que volume.
4- Timbre: característica que difere os sons. Ex: timbre de piano e timbre de guitarra.
2- Duração: espaço de tempo em que soa o som.
3- Intensidade: mesmo que volume.
4- Timbre: característica que difere os sons. Ex: timbre de piano e timbre de guitarra.
Teoria Musica - Elementos fundamentais da música:
- Melodia: sucessão de sons, para a formação de uma linha musical. Ex: um solo de guitarra.
- Harmonia: sequência de sons simultâneos. Ex: uma progressão de acordes.
- Ritmo: Movimento dos sons de acordo com a sua duração.
C C# D D# E F F# G G# A A# B
- Fundamentais: C=Dó D=Ré E=Mi F=Fá G=Sol A=Lá B=Si
As notas sem o "#", são as notas naturais (fundamentais), que todos vós conhece. Aquelas com o "#", são chamadas "notas sustenidas" (por exemplo: C#=Dó Sustenido). Elas também podem ser escritas como "bemóis" (por exemplo: Db=Ré Bemol).
C Db D Eb E F Gb G Ab A Bb B
Quando se adiciona um sustenido à nota, eleva-se ½ tom acima e quando se adiciona um bemol à nota, está se a elevar ½ tom abaixo.
C Db D Eb E F Gb G Ab A Bb B
Quando se adiciona um sustenido à nota, eleva-se ½ tom acima e quando se adiciona um bemol à nota, está se a elevar ½ tom abaixo.
Assim, temos as notas organizadas de uma maneira cromática (em sequência de ½ em ½ tom), uma após a outra.
Nota: Dois semitons (1/2 tom) corresponde a um tom.
Quando aplicamos essa teoria na guitarra, fica fácil de entender. Para cada traste que se sobre ou desce no braço, tem-se um intervalo de ½ tom (ou 1 semitom). Então, a cada 2 trastes, temos 1 tom. Por exemplo: na corda E (Mi ou 6ª corda), temos, da corda aberta até o 12º traste:
E F F# G G# A A# B C C# D D# E
Outro exemplo para visualização das notas pode ser um diagrama de acordes:
E ANota: Dois semitons (1/2 tom) corresponde a um tom.
Quando aplicamos essa teoria na guitarra, fica fácil de entender. Para cada traste que se sobre ou desce no braço, tem-se um intervalo de ½ tom (ou 1 semitom). Então, a cada 2 trastes, temos 1 tom. Por exemplo: na corda E (Mi ou 6ª corda), temos, da corda aberta até o 12º traste:
E F F# G G# A A# B C C# D D# E
Outro exemplo para visualização das notas pode ser um diagrama de acordes:
e-0-(E)---|--5-(A)----|
B-0-(B)---|--5-(E)----|
G-1-(G#)--|--6-(C#)---|
D-2-(E)---|--7-(A)----|
A-2-(B)---|--7-(E)----|
E-0-(E)---|--5-(A)----|
Temos aqui dois acordes: E (Mi Maior) e A (Lá Maior). As notas entre parênteses são as que compõem os dados acordes. Se observares a organização cromática das notas descritas anteriormente, e contares nas casas do braço a sequência delas até chegar aos números indicados no diagrama, irás perceber que corresponde justamente àquela nota entre parênteses.
Teoria Musical - Lendo notação musical:
As notas musicais são escritas em partituras, compostas de pautas (ou pentagramas), que são aquele conjunto de cinco linhas e quatro espaços. As linhas (de baixo para cima), representam as notas E, G, B, D e F; os espaços representam as notas F, A, C e E.
Para podemos dar nomes às notas que colocamos na pauta, devemos colocar, no seu início, um sinal chamado clave. Existem 3 tipos de claves: de sol (sons médios), de fá (sons graves) e de dó (sons agudos). Na figura abaixo, temos, respectivamente, as claves de sol, fá e dó. Nas partituras para guitarra, é mais comum encontrarmos a clave de sol, por isso, trabalharemos apenas com essa nessa lição.
Para podemos dar nomes às notas que colocamos na pauta, devemos colocar, no seu início, um sinal chamado clave. Existem 3 tipos de claves: de sol (sons médios), de fá (sons graves) e de dó (sons agudos). Na figura abaixo, temos, respectivamente, as claves de sol, fá e dó. Nas partituras para guitarra, é mais comum encontrarmos a clave de sol, por isso, trabalharemos apenas com essa nessa lição.
Na armadura da clave (logo a sua frente), temos uma fração que determina o número de tempos por compasso (numerador) e a figura que irá determinar 1 tempo nesse compasso (denominador). Os compassos são conjuntos de tempos, divididos por barras. Todas as músicas são divididas em vários compassos. Quando o primeiro compasso de uma música vem incompleto (em um que caibam 4 tempos, existem somente 2, por exemplo), chamamos esse de anacruse.
Na pauta, são escritas as figuras musicais, que indicam o tempo de duração das notas. Também são escritas as pausas, que indicam silêncio.
Na pauta, são escritas as figuras musicais, que indicam o tempo de duração das notas. Também são escritas as pausas, que indicam silêncio.
Valores de denominadores no compasso 4/4:
- 1=Semibreve (4 tempos)
- 2= Mínima (2 tempos)
- 3= Semínima (1 tempo)
- 4 e 5= Colcheia (1/2 tempo)
- 6= Mínima com Ponto de Aumento (3 tempos) -- O Ponto de Aumento aumenta o tempo da nota em 50% do valor original.
- 7 e 8= Semicolcheias (1/4 de tempo)
- 9= Pausa de semicolcheia (1/4 de tempo)
- 10= Fusa (1/8 de tempo)
- 11= Pausa de fusa (1/8 de tempo)
- 12= Semifusa (1/16 avos de tempo)
- 13= Pausa de semifusa (1/16 avos de tempo)
- 14= Pausa de semínima (1 tempo)
- 15= Pausa de mínima (2 tempos)
- 16= Pausa de semibreve (4 tempos)
- 17= Acidentes -- Respectivamente: bemol (abaixa a nota 1/2 tom), sustenido (eleva a nota 1/2 tom), bequadro (anula os bemóis e sustenidos) e nota natural (sem acidentes).
- 18= Tercinas (3 notas por tempo)
- 19= Ligaduras -- une duas notas. Se as notas forem iguais, não devemos tocar a segunda nota.
Esses valores podem mudar de acordo com a fórmula de compasso.
Teoria Musical - Valores de denominadores nos compassos simples: 1 = Semibreve = 1 tempo
2 = Mínima = 1 tempo
3 = Semínima = 1 tempo
4 = Mínima = 1 tempo
8 = Colcheia = 1 tempo
16 = Semicolcheia = 1 tempo
32 = Fusa = 1 tempo
64 = Semifusa = 1 tempo
Seguindo essa tabela, temos que num compasso 4/2, por exemplo, uma Mínima vale 1 tempo, e assim por diante.
- 2= Mínima (2 tempos)
- 3= Semínima (1 tempo)
- 4 e 5= Colcheia (1/2 tempo)
- 6= Mínima com Ponto de Aumento (3 tempos) -- O Ponto de Aumento aumenta o tempo da nota em 50% do valor original.
- 7 e 8= Semicolcheias (1/4 de tempo)
- 9= Pausa de semicolcheia (1/4 de tempo)
- 10= Fusa (1/8 de tempo)
- 11= Pausa de fusa (1/8 de tempo)
- 12= Semifusa (1/16 avos de tempo)
- 13= Pausa de semifusa (1/16 avos de tempo)
- 14= Pausa de semínima (1 tempo)
- 15= Pausa de mínima (2 tempos)
- 16= Pausa de semibreve (4 tempos)
- 17= Acidentes -- Respectivamente: bemol (abaixa a nota 1/2 tom), sustenido (eleva a nota 1/2 tom), bequadro (anula os bemóis e sustenidos) e nota natural (sem acidentes).
- 18= Tercinas (3 notas por tempo)
- 19= Ligaduras -- une duas notas. Se as notas forem iguais, não devemos tocar a segunda nota.
Esses valores podem mudar de acordo com a fórmula de compasso.
Teoria Musical - Valores de denominadores nos compassos simples: 1 = Semibreve = 1 tempo
2 = Mínima = 1 tempo
3 = Semínima = 1 tempo
4 = Mínima = 1 tempo
8 = Colcheia = 1 tempo
16 = Semicolcheia = 1 tempo
32 = Fusa = 1 tempo
64 = Semifusa = 1 tempo
Seguindo essa tabela, temos que num compasso 4/2, por exemplo, uma Mínima vale 1 tempo, e assim por diante.
Como já vimos, os compassos são divididos por barras. Cada tipo de barra representa uma coisa diferente:
Tipo de Barras
- Barras simples: separam um compasso do outro.
- Barras duplas: indicam mudança de trecho musical.
- Barras de repetição: uma das barras é mais grossa e essas possuem dois-pontos: indicam repetição de um trecho.(:||)
- Barras finais: visualmente iguais às barras de repetição, porém, indicam o final da música.
Quanto aos acidentes, anteriormente mencionados, podem aparecer de 3 maneiras distintas:
- Na armadura da clave: são os sinais fixos, que valem para toda a música.
- No decorrer da partitura: sinais ocorrentes -- aparecem no decorrer da partitura, tendo efeito apenas no compasso em que estão.
- Entre parênteses: sinais de precaução, para evitar erros numa eventual leitura rápida.
- Barras duplas: indicam mudança de trecho musical.
- Barras de repetição: uma das barras é mais grossa e essas possuem dois-pontos: indicam repetição de um trecho.(:||)
- Barras finais: visualmente iguais às barras de repetição, porém, indicam o final da música.
Quanto aos acidentes, anteriormente mencionados, podem aparecer de 3 maneiras distintas:
- Na armadura da clave: são os sinais fixos, que valem para toda a música.
- No decorrer da partitura: sinais ocorrentes -- aparecem no decorrer da partitura, tendo efeito apenas no compasso em que estão.
- Entre parênteses: sinais de precaução, para evitar erros numa eventual leitura rápida.
E é isso pessoal, o breve resumo, claro, da Teoria Musical.
É uma das coisas que mais gosto e comecei a estudar sozinha e a pesquisar mais e mais e é realmente muito interessante a Música na sua essência.
Espero que tenhas gostado e sobretudo aprendido mais acerca deste assunto. Não é difícil apenas tem que se estudar muito e dedicar with full empenho!
Até à próxima,
Andie.
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