Colaboração: A História do Cinema - Introdução

Hey pessoal! Um dos novos projetos do blog é a parceria com a minha sis e excelente blogger do Little Girls in Big Problems.  E este ...

Hey pessoal!

Um dos novos projetos do blog é a parceria com a minha sis e excelente blogger do Little Girls in Big Problems. 

E este próximo tema que terá muitos sob temas, vai ser sobre o Cinema! Ambas somos apaixonadas pelo mundo da sétima arte, então porque não fazer uma parceria e posts especiais sobre este mundo genial e louco?

A captura da “imagem em movimento” foi possível a partir de 1889 com a criação do cinematoscópio por William Dickson, assistente do cientista e inventor americano Thomas Edison. Esta fascinante invenção e os modelos que o sucederam na década seguinte contribuíram para o desenvolvimento do cinema tal como o compreendemos hoje, ou seja, a arte cinematográfica.
Porém, o cinematoscópio não permitia ao espetador ver a imagem em grandes proporções e tinha um tempo limite, cerca de quinze minutos.

Por isso, no ano de 1892, o francês Léon Bouly conseguiu, a partir do cinematoscópio, desenvolver o cinematógrafo, um modelo que conseguia gravar e projetar a luz das imagens-movimento em tela, em quadros por segundo. 
Todavia Bouly não possuía dinheiro para registar a patente do invento. O cinematógrafo acabou por ser patenteado pelos irmãos Lumière, que passaram, a partir de 1895, a fazer várias produções cinematográficas de pequena capacidade e a exibi-las em sessões especiais para isso.

A primeira exibição de filme foi feita por Auguste e Louis Lumière que ocorreu a 22 de março de 1895. 
O filme era intitulado “La Sortie de L'usine Lumière à Lyon” (A saída da Fábrica Lumière em Lyon) e era sobre a saída dos funcionários do interior da empresa Lumière, na cidade de Lyon, na França. Foi ainda com os irmãos Lumière que começaram as primeiras “direções cénicas” para o cinema. 
O cinematógrafo logo passou a registar não apenas cenas do quotidiano, mas também cenas dramáticas, elaboradas até com um certo nível de teatralidade, como bem atesta o sociólogo Edgar Morin na obra “O Cinema, ou O homem imaginário”:

Após os irmãos Lumière, que foram os grandes impulsionadores do Cinema, foi nas três primeiras décadas do século XX que o cinema afirmar-se-ia enquanto arte.
E tal aconteceu sobretudo devido à ação de artistas interessados em teatro, mágia (e ilusionismo) e todo tipo possível de efeito cénico.
Um dos principais nomes dessa fase do cinema foi Georges Meliès, que dirigiu “Viagem à Lua”, em 1902, conseguindo com esse filme efeitos visuais verdadeiramente impressionantes para a época.
Após os filmes de Meliès, surgiram as produções de D. W. Griffith, nos Estados Unidos, as do expressionismo e do “Movimento de Câmera”, na Alemanha, do surrealismo, na Espanha, e o cinema soviético, sobretudo com nomes como Vertov e Eisenstein.

Não foi fácil o Cinema se assumir enquanto Arte. Mas foi graças à tecnologia, persistência, dedicação e sobretudo visão futurista que o Cinema nasceu e é uma das melhores artes do Mundo.




Próximo capítulo: Cinema Mudo em Little Girls in Big Problems. 

Stay Tune


XO,





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