Filmes Dramáticos: O Mundo das Drogas

Hey pessoal, há alguns dias que não escrevo, however I am BACK xD e com um assunto um pouco mais pesado ... Bem então, porque é que vo...

Hey pessoal, há alguns dias que não escrevo, however I am BACK xD e com um assunto um pouco mais pesado ...

Bem então, porque é que vou falar sobre filmes que relatam o mundo das drogas? Porque simplesmente adoro filmes que relatam a realidade, de como a vida pode mudar de um dia para o outro, e acho que este tema, das drogas ainda é muito abafado e as pessoas pensam que somente aqueles que são fracos de espírito é que entram neste mundo. Contudo, isso não é verdade. 
Pessoas de todas as faixas etárias e de diferentes classes sociais, entram, infelizmente para este Mundo. Quer seja para festejar, quer seja para aliviar a dor, física ou emocional...
(Um pouco de psicologia)

Se gostas de filmes "pesados" que te levam a refletir sobre a Vida e a Morte, sobre a mente humana, poderás gostar destes. Aqui estão os meus filmes preferidos dramáticos sobre o Mundo das Drogas: 

  • Os Filhos da Droga ( Título Original: Christiane F. – Wir Kinder vom Bahnhof Zoo) : Como já perceberam pelo título este é um filme alemão de 1981 realizado por Uli Edel. Mas não julguem já... este é um filme fantástico, chocante, que conta a história verídica de Christiane Vera Felscherinow, uma rapariga com apenas 13 anos que entra no mundo das drogas pois o rapaz que gosta também consome e frequenta a discoteca "Sound" que ela tanto adorava. Ela queria sentir-se como ele sentia quando estava drogada para se poder aproximar dele, e consegue. Mas o que ela não sabe é que é um caminho sem retorno. Com uma excelente performance dos atores, principalmente de Natja Brunckhorst que interpreta a jovem Christiane.  Vê o Filme Completo Aqui

  •  O Grito da Revolta (The Basketball Diaries): Filme de 1995, com realização de Scott Kalvert e protagonizado por Leonardo DiCaprio. Este filme é baseado no livro do escritor, músico e poeta Jim Carroll e tambémco-autor do roteiro. Em Nova York, um jovem (Leonardo DiCaprio) é um promissor jogador de basquetebol, mas logo se afunda no submundo das drogas e, para manter o seu vício, ele rouba e se prostitui. 
Excelente filme também, mais uma biografia, e neste caso até trata-se de um rapaz que é desportista. Por isso, o que referi acima, todas as pessoas podem "mergulhar" neste mundo, infelizmente. Leonardo mais uma vez provou que é um Ator, e de facto, na minha opinião, merecia ter ganho um ÓSCAR ( pelo menos) por este filme. Conseguimos sentir a sua dor, as suas lágrimas através da sua magnífica representação.

 Vê o Filme Completo


  • Profissão de Risco (Blow) 2001: Um filme de Ted Demme ( seu último filme), protagonizado por Johnny Depp e Penélope Cruz. Em plenos anos 70, o tráfico de drogas cresce e se espalha cada vez mais rumo aos quatro cantos do planeta. Nos Estados Unidos o elo principal é George Jung (Johnny Depp), que logo se torna o principal importador de cocaína do Cartel de Medelin, comandado por Pablo Escobar. Durante duas décadas, Jung foi um dos principais alvos do combate às drogas do governo americano e era quem fazia a conexão entre os EUA e a Colômbia. E tal como todos os traficantes, Jung, também consumia em doses bastante elevadas. Contudo, este negócio, irá custar lhe a sua vida, inclusive a sua filha... ( Filme verídico, e dá-te a perspetiva, desta vez, de um traficante de droga, porque afinal todos temos histórias que precisam de ser contadas...Não julgues o livro pela sua capa...)


  • A Vida Não é um Sonho (2000) "Requiem for a Dream": realizado por Darren Aronofsky. O roteiro é uma adaptação de um livro de mesmo nome escrito por Hubert Selby Jr., publicado em 1978. Protagonizado por Ellen Burstyn, Jared Leto, Jennifer Connelly e Marlon Wayans, sendo que Burstyn foi indicada para o Óscar 2001 de Melhor Atriz por sua atuação. (No entanto, Jared Leto e Jennifer Conelly também mereciam ter estado nomeados pelo seu ótimo desempenho).
    O filme descreve diferentes formas de vícios, conduzindo os personagens ao aprisionamento num mundo ideal, que é então tomado e devastado pela realidade que é bem diferente e assustadora.. Jared Leto...Mais uma vez a provar o que é representar, simplesmente amo o Jared, a forma como se dedica de alma e corpo a cada filme que faz, isto sim e amar a Arte, e isso fascina-me tanto, pessoas que são fiéis à sua paixão, não importando se o filme tem sucesso ou não.
Banda Sonora espectacular , aquela música arrepiante e fascinante composta pelo brilhante Hans Zimmer. 

  • Treze-Inocência Perdida "Thirteen" (2003): Filme semi-autobiográfico realizado por Catherine Hardwicke, e escrito por Hardwicke e Nikki Reed baseado em factos da vida de Reed quando tinha 13 anos de idade. É protagonizado por Holly Hunter e Evan Rachel Wood (Evan interpreta "Tracy" que é  baseada em Reed e Nikki Reed  é  Evie Zamora, amiga de "Tracy" que irá mudar a sua vida). O roteiro foi escrito em apenas 6 dias! 
 O filme causou polémica  pois retratava temas como abuso de drogas e álcool, comportamento sexual de menores de idade e automutilação. Estes temas nunca tinham sido retratados na 7ªarte de forma tão crua. 
Um dos meus filmes preferidos, realmente mesmo muito bom,  Evan e Nikki terem se entregue ao filme de uma forma fenomenal apesar da serem bastante jovens na altura.


  • Candy (2006):  Adaptado do romance de Luke Davies, "Candy: A Novel of Love and Addiction". A longa-metragem foi realizada por Neil Armfield e tem como elenco Heath Ledger, Abbie Cornish e Geoffrey Rush.  
Candy é uma pintora jovem e talentosa e Dan, um poeta promissor. Ambos são viciados em drogas. Quando se encontram, é amor à primeira vista. No início, sentem como se tivessem encontrado o paraíso. Mas, como em todos os paraísos, também neste há um pecado original: a heroína. Ambos acreditam que a felicidade não tem limites. Com o decorrer do tempo, percebem que não têm como sobreviver. Candy precisa se prostituir, e Dan não a impede. Eles decidem fortalecer o amor que os une e se casam. O filme participou da competição oficial do Festival de Berlim de 2006.
O amor entre os dois torna-se num triângulo amoroso em que o terceiro elemento é a droga e o que fazem para a ter. E apesar das diversas tentativas de quebrar esse triângulo, o desejo é mais forte e a vontade fica mais fraca...

  • Geração Prozac (2001): Elizabeth Wurtzel (Christina Ricci) é uma brilhante estudante, que tem planos de estudar Jornalismo na conceituada universidade de Harvard. Entretanto problemas familiares fazem com que Elizabeth entre em profunda depressão, o que coloca os seus planos em risco. Aos poucos, as suas noites de trabalho, sempre regadas a drogas, e sua instabilidade emocional a afastam de Ruby (Michelle Williams), a sua melhor amiga, e também do seu namorado. Decidida a procurar ajuda profissional, Elizabeth marca uma consulta com a Dra. Diana Sterling (Anne Heche), que lhe receita o antidepressivo Prozac.


  • Sid & Nancy- O Amor Mata (1987):  Este filme é também baseado em factos verídicos, a tragédia que houve entre Sid e Nancy e dá um suposto final do que é que realmente aconteceu em relação à morte de Nancy. 
Baixista do grupo Sex Pistols, ícone do punk rock inglês do final dos anos 70, Sid Vicious (Gary Oldman, um dos meus atores preferidos) já vivia uma vida problemática e revoltada devido à sua infância. Mas o seu comportamento piora após conhecer a jovem Nancy Spungen (Chloe Webb), com quem experimentou momentos de extrema loucura, ligado às drogas e álcool, afastando o músico da sua paixão e também da realidade...
Gary está inquestionável neste papel, não podia ter sido interpretado por outra pessoa porque não haveria outra que interpretasse melhor do que ele.

 
Bem e aí estão os meus filmes preferidos sobre o Mundo obscuro das Drogas, aquilo que mata mas que se ama...




Espero que tenham gostado, bom cinema, bons filmes!

XO, Andie!

You Might Also Like

0 Comments