Stephen King

Boas Noites, caros leitores. Hoje sobre o meu Autor preferido e um dos mais emblemáticos, únicos da Literatura Contemporânea do Terror...

Boas Noites, caros leitores.

Hoje sobre o meu Autor preferido e um dos mais emblemáticos, únicos da Literatura Contemporânea do Terror/Crime/Fantasia. 

Vamos hoje no blog conhecer este autor fantástico.




Romancista norte-americano, Stephen King nasceu em 1947, em Portland, Maine. Filho de um marinheiro mercante, que abandonou a família em 1950, foi criado pela mãe, em Durham, juntamente com o seu irmão David. A mãe viu-se forçada a trabalhar precariamente para poder sustentar os seus filhos. 
Ainda criança, testemunhou um acidente horrível - um de seus amigos ficou preso numa ferroviária sendo atropelado por um comboio. Este evento traumático pode ter inspirado o seu lado negro e as suas criações perturbadoras... Stephen criava contos e história desde criança a partir dos seus perturbados pesadelos. Transformava o seu lado obscuro em algo criativo e é isso ( e não só) que me identifico-me muito com ele. Até na própria escrita muito peculiar mas ao mesmo tempo consegues perceber e entrar dentro da trama com grande facilidade.
Aos seis anos de idade, o jovem Stephen teve que proceder à punctura do tímpano por diversas vezes, experiência dolorosa que nunca conseguiria esquecer. Deu início aos seus estudos secundários na Lisbon Falls High School, onde começou a escrever contos, ao mesmo tempo que fazia parte de um grupo amador de rock. No ano de 1960, Stephen King submeteu o seu primeiro manuscrito para publicação, o qual seria rejeitado. 
Entretanto, editava o jornal do liceu, The Drum, e escrevia para o jornal local, o Lisbon Weekly Enterprise. Publicou o seu primeiro conto, In A Half-World Of Terror, numa fanzine de terror.
Em 1970 licenciou-se pela Universidade do Maine e, no ano seguinte, casou com Tabitha Spruce, que também viria a alcançar reputação como escritora. De 1971 a 1974, Stephen King foi instrutor na Hampden Academy, até ter publicado o seu primeiro romance, Carrie (1974), a história de uma rapariga com poderes telecinéticos. Atirou as primeiras páginas do trabalho ao lixo, mas foram resgatadas pela esposa, que o encorajou a prossegui-las. A obra não teve, a princípio, senão um sucesso modesto, mas com a adaptação para cinema e com a publicação do romance Salem's Lot (1976), conseguiu estabelecer-se como importante escritor de literatura de terror.

Stephen, a sua mulher e os seus filhos
 
Nos finais do Verão de 1974, Stephen King decidiu passar umas férias prolongadas no Colorado na companhia da sua família. De visita ao Stanley Hotel, em Estes Park, chegou-lhe a inspiração para o seu romance seguinte, The Shining (1975), que chegaria a obter versão cinematográfica pela mão de Stanley Kubrick, em 1977, na verdade Stephen admite que a personagem do Iluminado, Jack Torrence, foi baseada nele mesmo.
Nessa época, segundo confissão do próprio autor, tinha a braços problemas de abuso de álcool e drogas, porém por volta de ´80 King cortou as suas dependências e tem estado sóbrio desde então.
Na segunda metade dos anos 70, Stephen King começou a publicar uma série de romances sob o pseudónimo Richard Bachman, de que Rage (1977) e The Long Walk (1979) são exemplos.
Em Junho de 1999, o escritor ficou gravemente ferido em consequência de um atropelamento por uma carrinha, sofreu u traumatismo craniano e fraturas múltiplas na perna direita e perfurações  num  pulmão, tendo sido submetido a três cirurgias. Todavia isso não parou King, no mês seguinte começou a publicar uma série de folhetins virtuais no seu website 'stephenking.com', sendo o primeiro escritor de gabarito a recorrer ao suporte virtual. Na primeira história, uma vinha sobrenatural começa a crescer numa editora de livros de bolso, trazendo sucesso e riquezas em troca de sangue e carne fresca.
Em convalescença do acidente, Stephen King decidiu fazer um balanço do seu início de carreira, com On Writing (2000), obra principalmente destinada a aconselhar potenciais escritores. 
Com 69 anos, Stephen King passou a maior parte da sua carreira como romancista em Bangor, no estado do Maine e conta com mais de 400 milhões de cópias vendidas das suas fantásticas obras por todo o Mundo, sendo o nono autor em que as suas obras são mais traduzidas!
Espero que Stephen continue com obras futuras que certamente nunca irão desiludir os seus fãs e futuros fãs.


You Might Also Like

2 Comments

  1. Ola Linda:) Adoreiii o post:)
    Obrigada Bjs Open Kloset By Karina
    Novo:http://openklosetfashion.blogspot.pt/2016/12/adlib-restaurante-and-art-de-noel.html?m=1#more

    ResponderEliminar