10 Best Rock Songs of all Times - The Classics

Hey, hoje no post sobre Música, vou listar as melhores músicas de Rock de todos os tempos! The Classics pois claro! Como eu dava tudo par...

Hey, hoje no post sobre Música, vou listar as melhores músicas de Rock de todos os tempos!
The Classics pois claro!
Como eu dava tudo para ter vivido nas décadas em que se fazia BOA MÚSICA...

Eis as melhores músicas do Rock - Os Clássicos because it never gets old...
Isto vai ser díficil fazer apenas 10 músicas, uma vez que há centenas...

  1. Back In Black dos AC/DC: E não há maneira melhor do que começar pela banda australiana AC/DC.  Esta espectacular música é conhecida pelo seu riff da guitarra inicial, surgindo como sexta faixa do álbum de 1980, Back in Black foi produzido pelo legendário Robert John "Mutt" Lange.
Mas o qual o significado desta poderosa música intemporal? Após a morte de Bon Scott, muito falou-se sobre o fim do grupo, algo que foi considerado pelos próprios membros. Entretanto, quando Brian Johnson foi integrado para o lugar de Bon, eles compuseram esta música para simbolizar a superação (Back in Black pode ser traduzido como De Volta do Luto), porque eles apesar da perda de um grande amigo e artista conseguiram dar a volta. É, de facto, uma grande homenagem para o vocalista falecido , começando pela capa negra em demonstração do luto. A parte da letra que diz “esquece o carro fúnebre, porque eu nunca morri”, significa que Scott viverá para sempre através da sua música.

       2. Stairway to Heaven - LED ZEPPELIN: 8 de novembro de 1971, esta é a data em que esta músic foi lançada. E apesar do seu improvável sucesso devido aos seus longos 8 minutos de duração, "Stairway to Heaven" é uma obra de arte musical que nunca será esquecida.

Composta pelo guitarrista Jimmy Page e pelo vocalista Robert Plant para o quarto álbum da sua banda britânica.  A música consiste de várias seções distintas, começando com uma introdução suave com um violão de 6 cordas dedilhado e três flautas em estilo renascentista (terminando aos 2:15) e gradualmente passando a uma seção intermediária elétrica lenta (2:16-5:33), antes da seção final mais rápida, ao estilo hard rock (5:34 até o fim).

Composta em A menor, a música abre com uma progressão de cordas dedilhadas no violão em arpejo com uma linha de baixo descendente cromática A-G#-G-F#-F. John Paul Jones contribuiu com as flautas de madeira em overdub na seção de abertura (ele usou um Mellotron e depois um Yamaha CP70B Grand Piano e um Yamaha GX1 para sintetizar esse arranjo em performances ao vivo) e um piano elétrico Hohner Electra-Piano na seção intermediária.

As seções vão se desenvolvendo com mais camadas de guitarras, cada uma complementar à introdução, e com a bateria e o baixo entrando aos 4:18. Durante o interlúdio antes do início do solo de guitarra, o compasso se alterna entre o compasso comum e vários outros compassos: 3/4, 5/4 e finalmente 7/8. O solo estendido de Jimmy Page na seção final da música foi tocado na gravação com uma Fender Telecaster 1958 (instrumento que ele usou muito quando estava nos Yardbirds) num amplificador Supro. Três diferentes solos improvisados foram gravados e Page não conseguia decidir qual deles manter.  As outras partes de guitarra foram tocadas com uma guitarra Harmony Sovereign H1260 e com uma Fender Electric XII (12 cordas), que podem ser ouvidos nos canais de gravação esquerdo e direito, respectivamente. 
A progressão final é uma progressão i-VII-VI (menor natural) progression (Am-G-F), muito usada no Rock.
            3.  Wish You Were Here - Pink Floyd:  Lançado a 12 de setembro de 1975. Wish You Were Here é um tributo ao ex-vocalista, ex-guitarrista e fundador do grupo, Syd Barrett, que compôs a maioria dos primeiros sucessos do Pink Floyd, sendo expulso em 1968 por perder a sua sanidade. Em distintas composições, a banda consegue retratar a saudade pelo antigo Syd, descrever a sua personalidade e expor à mídia — também criticando, deste modo, a indústria musical pela imposição de uma maneira de ser, criando uma homogeneização dos “produtos”, e os empresários e as grandes gravadoras pela maneira como trataram as suas bandas.
Após ouvir e analisar Wish You Were Here fica fácil entender o motivo de Pink Floyd ser uma das maiores bandas da história da música. Conquanto o nível de psicodelia, os instrumentais e a longa duração das músicas possam parecer elementos exagerados em alguns momentos, a perfeição técnica em cada faixa é inegável. A abordagem de temas que, ainda hoje, nos parecem atuais e constantes não poderia ser executada com maior maestria. A indústria musical ainda persiste de maneira forte (com uma grande tendência a crescer ainda mais) e, não obstante, constrói frequentemente outros “Syd Barretts”. Romper tal sistema é extremamente difícil — tanto pela dificuldade em quebrar os obstáculos mas também tentação que estes oferecem — todavia, não devemos deixar que a mensagem de Wish You Were Here se torne inane, e necessitamos assumir a responsabilidade de buscar e valorizar a música na sua essência, sem mistificação.
    

          4. November Rain - Guns N´Roses: Assim como a maioria das canções dos Guns N' Roses, "November Rain" teve toda a sua letra composta pelo líder Axl Rose, com a melodia tendo sido criada em parceria com os demais integrantes do grupo na época. A história da canção foi baseada no relacionamento de Axl e sua esposa Erin Everly, com quem se casou em 28 de abril de 1990, mas de que se separou 10 meses depois após muitas discussões. A letra da canção é cheia de passagens que Axl declarou serem referência aos dias dele com Erin, como o refrão principal "(...)Sometimes i need sometime / on my own(...)".
O som de fundo é de uma orquestra  e é uma das canções mais longas da discografia do grupo.
O solo de guitarra na canção supera mais de 1 minuto em diferentes versões e está no 6º lugar na lista dos "100 Maiores Solos de Guitarra" pela revista Guitar World em 2006. (Ganda Slash)


         5. Still Loving You - Scorpions: Da banda alemã de hard rock e heavy metal Scorpions. Foi escrita por Rudolf Schenker com Klaus Meine, para o nono álbum de estúdio, Love at First Sting, lançado em 1984. A letra tem sido vista como uma metáfora da divisão da Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental, mas o significado real é sobre a história de um amor desesperado.
Aliás, como  Rudolf Schenker explicou na entrevista da Songfacts,: "É uma história sobre um caso de amor, onde reconhecem que pode ter acabado, mas irão tentar de novo".
           6. Yesterday - The Beatles: Da banda inglesa The Beatles, lançada em 1965 no álbum Help!.
Embora a composição seja creditada a Lennon/McCartney, foi composta unicamente por Paul McCartney, segundo ele, após ter tido um sonho.
Paul McCartney fez a letra definitiva para a canção que ganhou o título de Yesterday, enquanto se dirigia para o Algarve, em Portugal.
A canção, é uma balada acústica que fala sobre um amor perdido.
Em 1971, após a separação dos Beatles, John Lennon magoado com Paul lançou a canção "How do you sleep?" onde cantava "The only thing you done was yesterday" ("a única coisa que fizeste foi yesterday"). Nessa canção John pretendia, não somente dizer que a única coisa que Paul havia feito era a canção Yesterday, mas também referia-se aos Beatles, que em 1971 já faziam parte do passado.
           7. Ain't Talkin' 'Bout Love - Van Halen: Van Halen foi o grupo formado pelos irmãos precisamente Van Halen, Edward e Alex, Dave Lee Roth e Michael Anthony.
Do álbum de estreia homónimo de 1978. Quando Eddie Van Halen originalmente escreveu a canção um ano antes de o álbum ser lançado, ele não dizia que não era "boa o suficiente" para mostrar aos restantes integrantes da banda. Esta música é também uma das poucas da "era David Lee Roth" que Sammy Hagar estava disposta a cantar no concerto quando ele se juntou a banda em meados da década de 80.


          8. Free Bird - Lynyrd Skynyrd:  Single de 1974 da banda americana de southern rock Lynyrd Skynyrd.
O single é usado como a música final dos concertos  ao vivo da banda  ultrapassando os 14 minutos de duração quando tocada ao vivo.
O solo desta música foi feito pelo guitarrista do Lynyrd Skynyrd, Allen Collins, e é considerado um dos solos mais "destruidores" de todos os tempos, sendo considerado o 3º maior solo de guitarra da história, segundo a revista Rolling Stone.




             
             9. Smells Like Teen Spirit - Nirvana:  A canção nasceu de uma grande confusão feita por Kurt Cobain, ao achar que a frase "Kurt Smells Like Teen Spirit" [Kurt cheira a "Espírito Juvenil"], escrita em spray na sua parede pela amiga Kathleen Hanna, tinha algum significado revolucionário ligado ao anarquismo , e na verdade, era apenas uma referência ao desodorizante "Teen Spirit" usado pela sua namorada daquela época, Tobi Vail. 
Contudo, acabou por ter um significado maior, mais revolucionário do que um simples nome de um desodorizante.
O inesperado sucesso de "Smells Like Teen Spirit" levou o álbum "Nevermind" para o topo das tabelas de vendas no início de 1992 e alcançou o 6º lugar na Billboard Hot 100.
Foi indicada para dois "Grammy Awards" nas categorias "Best Hard Rock Performance" e "Best Rock Song", tendo perdido as duas batalhas para "Give it Away" do Red Hot Chili Peppers e "Layla" de Eric Clapton, respectivamente.
Ainda assim, é uma excelente música e talvez muitos não a considerem uma das melhores músicas (nem os próprios a consideravam) mas eu a considero. Não é a minha canção preferida deles, mas é um hino imortal da juventude.


                10. Smoke on The Water - Deep Purple: Esta canção é conhecida e pode ser reconhecida instantaneamente pelo seu tema central, uma melodia de quatro notas, numa escala de blues harmonizada em quartas paralelas. O riff, tocado numa guitarra Gibson, por Ritchie Blackmore, ao qual primeiro se juntam o chimbau e um órgão distorcido, é então acompanhado pelo baixo, numa célebre linha pulsante de apenas uma nota, antes da entrada da bateria completa e do vocal de Ian Gillan.
A letra da canção fala de uma história verídica: em 4 de dezembro de 1971, o Deep Purple chegou em Montreux, na Suíça, para gravar um álbum usando um estúdio de gravação móvel (alugado dos Rolling Stones, e conhecido como Rolling Stones Mobile Studio, chamado de "Rolling truck Stones thing" e "the mobile" na letra da música) no complexo de entretenimento que fazia parte do Cassino de Montreux (chamado de "the gambling house", "casa de apostas", na letra). 
Na véspera da sessão de gravação um show de Frank Zappa e The Mothers of Invention foi realizado no teatro do cassino e, durante um concerto, um incêndio começou. O incêndio destruiu todo o complexo do cassino, juntamente com todo o equipamento do Mothers. 
A "O fumo na água" que se tornou o título da canção (creditado ao baixista Roger Glover) referia-se ao fumo que se espalhou pelo lago de Genebra (também conhecido como lago Léman) a partir do cassino em chamas, enquanto os membros da banda assistiam do hotel, do outro lado do lago. 
O "Funky Claude" que, segundo a letra, "entrava e saía correndo" (running in and out) é Claude Nobs, diretor do Festival de Jazz de Montreux, que ajudou parte da plateia a fugir das chamas.

Bem e assim me despeço deste post. Óbvio que há tantas músicas que devem constatar nesta lista, isto não é nenhum top ou algo do género. Há cerca de 100 músicas de Rock que são consideradas as melhores de todos os tempos. Por isso, foi super díficil escolher quais as que deviam constantar neste post. 
Ouçam boa música, Music is Life.
XO, Andie. 

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