Winona Ryder - A Musa da Geração X

Hoje sobre uma das melhores atrizes que faz qualquer papel, no entanto, na minha opinião, veste melhor a pele dos excêntricos, diferentes e...

Hoje sobre uma das melhores atrizes que faz qualquer papel, no entanto, na minha opinião, veste melhor a pele dos excêntricos, diferentes e originais. Winona foi um sucesso na Geração X ( anos 90) e ainda continua a dar cartas, com 44 anos.

Winona Laura Horowitz nasceu no dia 29 de Outubro de 1971 em Winona, Minesotta.
Já na infância, Winona Ryder vivia numa atmosfera de intelectualidade. Os seus pais Michael e Cindy Horowitz eram hippies convictos. Tanto que escolheram Timothy Leary (aquele guru das drogas e da paz) para ser padrinho de batismo da filha. Outro frequentador da sua casa era o escritor ''beat'' Allen Grinsberg. A infância e a adolescência de Winona foram vividas com a família na Califórnia numa fazenda comunitária sem electricidade.

Mesmo sem os recursos da tecnologia, mas precocemente politizada, aos 12 anos Winona já pensava em ser atriz. Ingressou no American Conservatory Theather, em São Francisco, e no ano seguinte já fazia um teste para uma produção de Hollywood, ''Deserto em Flor''. Foi reprovada, porém o seu talento chegou ao conhecimento do diretor e escritor David Seltzer (o autor de ''A Profecia'') que a escalou para o elenco de ''A Inocência do Primeiro Amor'' (Lukas, 1986). Tinha apenas 12 anos...
A cor natural do seu cabelo é loiro, mas como no seu primeiro personagem de destaque, em "A Inocência do Primeiro Amor", ele estava pintado de preto, a atriz decidiu mantê-lo nesta cor.
Lukas 1986

No ano seguinte, Winona consegue o papel principal do delicado ''Ciranda de Ilusões'' (Square Dance), drama em que tinha Jane Alexander como a problemática mãe e Jason Robards como o avô. Desde então, ela nunca mais parou. E em 28 filmes, mostrou uma conduta na maior parte das vezes seletiva rara de se encontrar em jovens atrizes como ela.
Em 1991, quando tinha 20 anos,  ficou durante um pequeno período internada no hospital quando tinha 20 anos, devido a ataques de ansiedade e depressão.
Winona conheceu Johnny Depp em 1990 no filme Eduardo Mãos de Tesoura, ficaram noivos, porém terminaram após 3 anos.


Protagonizou em produções dos mais diversos géneros. Teve um excelente desempenho tanto em comédias como ''Os Fantasmas se Divertem'', ''A minha Mãe é uma Sereia'' e ''Edward Mãos de Tesoura'', passando por filmes de suspense (''Atração Mortal'') ou horror (''Drácula de Bram Stocker'') e em dramas do valor de ''A Época da Inocência'', de Martin Scorsese, ''Adoráveis Mulheres'' e ''As Bruxas de Salem''. Com o filme de Scorsese, ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante de 1994.  ''Adoráveis Mulheres'' deram-lhe duas indicações para o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.
Só prova que Winona tem uma grande versatilidade e veste a pele de qualquer personagem em qualquer género de filme que faça.







Winona em BeetleJuice

E está confirmado! Vai haver uma sequela de BeetleJuice!
Depois de participar em ''Celebridades'' de Woody Allen, em 1999 Winona produziu e interpretou ''Rapariga, Interrompida'', drama que deu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante à Angelina Jolie.



Girl, Interrupted 1999

 Em seguida, experimentou o fracasso com ''Outono em Nova York'', romance ao lado de Richard Gere. Em seguida partiu para outra parceira inusitada, com Ben Chaplin, no também pouco comentado ''Dominação''.


 
Em 2001, Winona Ryder envolveu-se em um enorme escândalo, quando aparentemente tentou roubar peças de roupa de uma loja de departamentos em Beverly Hills. O julgamento arrastou-se por anos e trouxe-a de volta à mídia, ainda que sob má reputação.
"Psicologicamente, devia estar numa fase em que simplesmente queria parar. Não vou entrar em detalhes sobre o que aconteceu, mas não foi o que as pessoas pensam", disse. "E não é que tenha sido o crime do século! Mas permitiu-me ter tempo, que era algo de que precisava", continuou. "Voltei para São Francisco e para coisas que ... Simplesmente tinha outros interesses, sinceramente."





Em novembro de 2002, depois de um julgamento que fez correr muita tinta nos tabloides, Ryder foi considerada culpada de furto e vandalismo. Alguns anos mais tarde, quando tentou voltar à representação, a estrela percebeu que a sua imagem tinha ficado manchada pelo incidente.

"É aquela deixa do filme 'O Clube das Divorciadas' - 'Há três etapas para as mulheres: babe, procuradora [do ministério público] e Miss Daisy!" Eu simplesmente nunca tive a oportunidade de fazer de procuradora!", acrescentou.
Tentando melhorar a imagem e fazer as pazes com o sucesso, aceitou fazer o interesse romântico do comediante Adam Sandler em [A Herança de Mr. Deeds]. Também fez pontas nas comédias [S1m0ne] e [Zoolander].








Eleita em 1997 pela revista People como uma das 50 atrizes mais bonitas do mundo, Winona parece não se importar muito com a imagem. Namorou com David Duchovny e com Matt Damon.



 Em 2015 voltou ao grande ecrã protagonizando "Experimentos" ao lado de Peter Sarsgaard, sendo que o filme foi muito aclamado pela crítica.


 Atualmente protagoniza a websérie de sucesso 'Stranger Things', distribuída pela Netflix.
  "Eu estou tão cansada das pessoas diminuirem mulheres por serem sensíveis ou vulneráveis. É tão bizarro para mim".



 Winona é uma atriz que se entrega por completo à personagem, sem querer saber de prémios ou da imagem, Winona é uma Atriz que se entrega a por completo à sua Arte.
"I don´t have an interest of being a MOVIE STAR"


You Might Also Like

0 Comments