5 Livros de Agatha Christie - The Queen of Crime

Boa Noite, caros leitores! Hoje na Literatura, para todos aqueles que amam ler, supense com mistério e crime à mistura, então este é o p...

Boa Noite, caros leitores!

Hoje na Literatura, para todos aqueles que amam ler, supense com mistério e crime à mistura, então este é o post ideal para ti.
Agatha Christie não é nada mais, nada menos do que "apenas" a Rainha Do Crime, esta senhora é simplesmente genial no que toca ao mistério e suspense. Os seus livros envolvem nos numa teia na qual não conseguimos escapar, a primeira página capta a nossa atenção e os nossos olhos percorrem as linhas ( e entre-linhas), de forma mecânica e à velocidade da luz e a curiosiedade em busca da verdade aumenta ainda mais como uma chama que desperta a tua mente.
Os livros de Agatha Christie foram traduzidos para cerca de 50 idiomas diferentes somando mais de dois biliões de cópias em todo o mundo! 

Eis os 5 melhores livros de Agatha Christie:

  1. O misterioso caso de Styles - (The Mysterious Affair at Styles)
Principal motivo da fama: foi o primeiro livro publicado por Agatha Christie e a primeira aparição do detetive Hercule Poirot.

O romance de estreia de Agatha Christie, publicado em 1920, também é o primeiro a ter como protagonista aquele que se tornaria um dos mais famosos detetives da literatura: Hercule Poirot. Poirot é ajudado pelo seu amigo, o capitão Hastings, que é quem narra a história na primeira pessoa. O livro traz ainda o inspetor Japp, da Scotland Yard. Ambientado numa enorme e isolada casa de campo, o livro traz mapas da residência, da cena do assassinato e parte de um fragmento de testamento. Há também muitas pistas falsas e uma surpreendente mudança na trama. ( Isso é muito comum nos livros de Christie o que faz com que seja muito interessante).

Trama: no meio da noite, a Sra. Inglethorp, a rica proprietária da mansão Styles, é encontrada morta na sua cama, aparentemente vítima de um ataque cardíaco. As portas trancadas por dentro indicam tratar-se de uma morte natural. Mas o médico da família levanta uma suspeita: envenenamento. A partir de então, todos os hóspedes da velha mansão, incluindo o seu segundo marido e os seus enteados passam a ser suspeitos. 
Para solucionar o mistério, entram em ação Hercule Poirot e o seu então fiel amigo, capitão Arthur Hastings.


     2. Assassinato na casa do pastor - (The murder at the Vicarage)

Principal motivo da fama: primeiro caso de Miss Marple, a simpática e sagaz velhinha que tudo sabe e tudo descobre. ( Há uma série "Miss Marple" que dá na Fox Crime)

A estreia de Miss Marple, o aparecimento de personagens inusitados e a engenhosidade da trama fazem deste romance de 1930 um dos clássicos de Agatha Christie.

Trama: a história passa-se em St. Mary Mead, uma pacata vila onde há quinze anos não ocorre um homicídio e onde as pessoas discutem a vida alheia tomando chá.
Quando um sangrento crime acontece em plena casa do pastor, o alvoroço é grande. O arrogante inspetor Slack é escalado para investigar o caso. O mistério também intriga uma discreta moradora que gosta de jardinagem e de observar pássaros de binóculo, mas cujo principal hobby é o estudo do comportamento humano: Miss Marple.




     3.O caso das Dez Figuras - (The little niggers ou And ten there were none)
Principal motivo da fama: É um dos maiores best-sellers de todos os tempos, com cerca de 100 milhões de cópias vendidas.

Publicado em 1939, o livro causou polémica devido aos “negrinhos” do título. Tanto que, nos EUA, teve o nome alterado para "And then there were none ou Ten little Indians". 
Tornou-se o título mais vendido de Agatha Christie e foi adaptado por ela para o teatro.

Trama: numa ilha deserta na costa de Devon, oito estranhos são atraídos para uma mansão por um misterioso homem e pela sua esposa, por cartas que são assinadas com U. N. Owen. 
No primeiro capítulo do livro, que é dividido em oito partes, é relatada a viagem dos convidados, mostrando os motivos que os levaram à ilha. Lá, eles se encontram com o casal de criados dos Owen, Mr. e Mrs. Rogers. Após o jantar, todos ali presentes são acusados de um crime, através de uma voz que vem do gramofone. Na parede do quarto de cada um, há o seguinte poema:


Dez negrinhos vão jantar enquanto não chove;
Um deles se engasgou e então ficaram nove.
Nove negrinhos sem dormir: mas nenhum está afoito!
Um deles cai no sono, e então ficaram oito.
Oito negrinhos vão a Devon de charrete;
Um não quis mais voltar, e então ficaram sete.
Sete negrinhos vão rachar lenha, mas eis
Que um deles se corta, e então ficaram seis.
Seis negrinhos em uma colméia trabalham com afinco;
A um deles pica uma abelha, e então ficaram cinco.
Cinco negrinhos no tribunal. Ver e julgar um fato;
Um ali foi julgado, e então ficaram quatro.
Quatro negrinhos no mar; a um tragou de vez
O arenque defumado, e então ficaram três.
Três negrinhos passeando no zoo. Vendo leões e bois.
O urso abraçou um, e então ficaram dois.
Dois negrinhos brincando ao sol, sem medo algum;
Um deles se queimou, e então ficou só um.
Um negrinho aqui está a sós, apenas um;
Ele então se enforcou, e não sobrou nenhum.


(Este livro está genial, amo o facto de eles irem para uma mansão completamente desconhecida, cria um ambiente puro de thriller, mistério, suspense. E aquele poema...Recomendo vivamente a o lerem)




        4. Um crime adormecido - (Sleeping murder)

Principal motivo da fama: publicado em 1976, após a morte de Agatha Christie, é o último caso de Miss Marple

Segundo jornal Sunday Express é “um quebra-cabeça sinuoso, surpreendente e que satisfaz plenamente o leitor”. O livro, escrito por Agatha Christie durante a Segunda Guerra Mundial, ficou lacrado no cofre de um banco e só saiu de lá quando a escritora, já octogenária, finalmente autorizou a sua publicação.

Trama: Gwenda Reed, 21 anos, recém-casada, acaba de comprar uma casa centenária no litoral sul da Inglaterra. Trata-se da residência ideal para um futuro vibrante. Aos poucos, porém, o novo lar vai revelando sinais sinistros. Mas como é possível que Gwenda possa intuir que um dia houve uma porta onde hoje há uma parede sem passagem? Ou que possa adivinhar, com precisão de detalhes, qual a estampa do papel de parede original de um quarto? Sem saber exatamente como, ela adquire a certeza de que uma mulher foi ou será morta na casa. Miss Marple, perspicaz como sempre, guiará Gwenda pelos segredos aterradores que seu próprio lar esconde...



       5. Cai o pano - (Curtain)
Principal motivo da fama: é o último caso do detetive Hercule Poirot e o último livro a ser publicado em vida por Agatha Christie.

Assim como "Um crime adormecido", "Cai o Pano" foi escrito durante a Segunda Guerra Mundial e ficou lacrado no cofre de um banco até ter sua publicação ser autorizada pela escritora em 1975.

Trama: já idoso, o detetive Hercule Poirot volta ao local do seu primeiro caso (O Misterioso Caso de Styles) à procura de um assassino. Para ajudá-lo, não poderia chamar outro além do seu fiel amigo, Arthur Hastings, que também já está velho e viúvo. Juntos, eles embarcam em uma última caçada que começa quando Poirot reúne cinco crimes que, aparentemente, tiveram a participação do assassino que estava no história O misterioso caso de Styles.




Agatha Christie foi para além de uma escritora, foi uma visionária, realizadora, pensadora e uma mente diabólica (num bom sentido) pois tanto consegue ser a vítima como pensar como um assassíno. É fantástico como ela narra a história, o seu estilo literário é único e diferente de todos os outros autores, não apenas de crime mas também de outros géneros. 
Agatha Christie é uma lenda cujo nome ecoará sempre por entre gerações, pois os seus livros, obras são tão intemporais como a própria Agatha.

You Might Also Like

0 Comments