Planeta Kepler-452b - Vida extraterrestre Possivel?

Poderia existir vida em Kelper-452b?  Estudos iniciais apontam que sim, afinal o planeta está localizado em uma “zona habitável”, def...

Poderia existir vida em Kelper-452b? 

Estudos iniciais apontam que sim, afinal o planeta está localizado em uma “zona habitável”, definição dada a áreas do espaço em volta de estrelas que têm temperatura parecida com a terrestre e que apresentam condições para a existência de água líquida na superfície de corpos celestes, o que é considerado necessário para que haja vida.
“É muito inspirador considerar que este planeta passou 6 biliões de anos na zona habitável da sua estrela, período mais longo que o planeta Terra. É uma oportunidade substancial para o surgimento da vida, com todos os ingredientes e condições necessárias para que a vida exista neste planeta”, disse John Jenkins, do Instituto SETI, de pesquisa de vida extraterrestre.

A missão Kepler, lançada pela NASA em 2009, tem como objetivo principal a exploração espacial e o descobrimento de novos planetas — incluindo alguns que tenham as mesmas características da Terra.
Quando foi anunciado um novo planeta, o Kepler-452b, que é o mais idêntico com a Terra ( até hoje), várias perguntas surgiram. "Como seria viver lá? Existe vida extraterrestre lá?", pelo menos essas são as principais...
Seja quais forem as respostas, uma coisa é certa: a esperança de viver em novas fronteiras, como na ficção científica, está mais próxima que nunca.


Comparação entre o Sistema Kepler 452b e o Sistema Solar


Este planeta possui um tamanho 60% maior do que o nosso planeta e leva 385 dias para dar uma volta completa em torno da sua estrela, apenas 20 dias a mais do que a Terra.
A  composição ainda não pôde ser determinada, mas os astrónomos da NASA apontam que seja rochoso, dada às características já mencionadas.
Outros detalhes divulgados são de que o Kepler-452b está apenas 5% mais distante da sua estrela-mãe, a Kepler-452, do que a Terra está da sua. Essa estrela possui a mesma temperatura que o nosso Sol, porém é um pouco mais velha, tendo 6 biliões de anos ou seja 1,5 bilhão a mais.
Além disso, o seu diâmetro é apenas 10% maior que o do Sol.
Portanto como podem ver, o planeta Terra e o planeta Kepler podem ser irmãos...


Mas será possível, num dia futuro, o Homem habitar o Planeta Kepler-452b?


O doutor em astronomia e professor de física e matemática da Unesp, José Fernando de Jesus, calcula o tempo que levaríamos para chegar até o Kepler-452b com a tecnologia atual.
A maior velocidade que o ser humano consegue atingir hoje é de 44 mil km/h. Com essa tecnologia, astronautas levariam cerca de 36 milhões de anos até chegar ao Kepler-452b.
Segundo pesquisas do físico matemático a força gravitacional no Kleper-452b é baixa e o Homem conseguiria sobreviver lá.
“O homem consegue aguentar a força de até 50G (50 vezes a força da gravidade), e nesse planeta a força gravitacional é de apenas 2G. Isso não afetaria muita coisa, a não os objetos que caiam mais rápido do que caem na Terra“.
“Eu e tu nunca poderemos viajar até esses planetas, mas quem sabe os filhos dos filhos dos nossos filhos possam”.
Apesar de ser muito longe ( aliás longínquo), é interessante saber da existência deste planeta...Até para outros fins...



You Might Also Like

0 Comments